Ações estratégicas para o turismo missioneiro nortearam reunião em Cerro Largo
01 de Agosto de 2017
Ações estratégicas para o turismo missioneiro nortearam reunião em Cerro Largo
Diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein

Demanda do turismo na Consulta Popular, encontro internacional em São Miguel das Missões, emendas parlamentares no MTur, financiamento do BID, e outros temas foram destaques

Mais um encontro mensal do Departamento de Turismo (Detur) da AMM/Funmissões, foi marcado pela união de forças para impulsionar o turismo dos 26 municípios da região das Missões. Ações estratégicas foram debatidas por prefeitos, secretários municipais e empresários que atuam no setor, em reunião realizada na terça-feira (1/8), no CTG Porteira das Missões, em Cerro Largo.

Prefeito anfitrião, Valter Spies, acompanhado da primeira-dama, Loiva Spies, e do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Fabiano Haas, abriu os trabalhos saudando e agradecendo a presença dos convidados, que representaram 17 municípios da região.

Diretor do Detur e chefe do Executivo de São Nicolau, Ricardo Klein ressaltou a importância da participação dos colegas prefeitos e equipes, salientando a expressiva atuação e articulação do secretário Executivo do Departamento de Turismo, Marcos Mattos, frente às atividades que vêm condizindo, em conjunto com a iniciativa privada, operadoras de viagem, prefeitos e gestores de turismo dos 26 municípios da região.

Representando o dirigente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori, o vice-presidente da entidade e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, destacou a importância do turismo como fonte de renda. Ele evidenciou ainda “que a presença dos governadores de Misiones/Argentina, Itapúa/Paraguai e do Rio Grande do Sul/Brasil, no evento em São Miguel das Missões na próxima segunda-feira, demonstra a valorização histórica, cultural e turística da região missioneira”.

Entre as principais pautas que permearam o encontro em Cerro Largo, destacam-se:
CONSULTA POPULAR - Das seis demandas da cédula de votação, uma contempla diretamente o turismo; todos os gestores se mobilizaram para que esta integre as três mais votadas.

RUTA JESUÍTICA ITERNACIONAL– Foi enfatizada a importância da participação no 1º Encontro do Conselho Executivo da Ruta Jesuítica Internacional da América do Sul, dia 7, a partir das 9 horas da manhã, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões, contextualizando o valor da inclusão do Destino Missões neste projeto de integração, envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai.

FINANCIAMENTO BID – Conforme explanado pelo secretário Marcos Mattos, na reunião, se forem viabilizados os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Circuito Jesuítico da América Latina, que está num momento importante de definições, será um divisor de águas para alavancar o turismo missioneiro. Por isso, todos os esforços estão sendo concentrados também nesta ação. 

EMENDAS PARLAMENTARES – Novamente, foi solicitado que os 26 municípios da AMM façam o levantamento das emendas parlamentares que estão pendentes de empenho e pagamento no Ministério do Turismo (Mtur), para que seja entregue um documento formal da AMM/Funmissões ao ministro Marx Beltrão, que prometeu priorizar as emendas da região.

REUNIÃO EM LA CRUZ – O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e a secretária municipal de Cultura,Turismo, Esporte e Lazer, Caroline Aquino, reiteraram a presença de todos os prefeitos da AMM, na Reunião Trinacional do Conselho de Governos dos 30 Povos, dia 14 deste mês, em La Cruz, Corrientes, Argentina. O  evento faz parte da programação do 2º Encontro Trinacional da Fé Missioneira. Bonotto também sugeriu duas pautas para a próxima reunião do Detur, em setembro: Plano Estratégico e Plano de Desenvolvimento do turismo missioneiro. 

SITE ROTA MISSÕES – Os municípios estão trabalhando na atualização e postagem de informações locais no site www.rotamissoes.com.br, sob a supervisão e orientação do secretário Marcos Mattos.

PONTE BRASIL/ARGENTINA – Prefeito de Porto Xavier e presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser evidenciou que “as reuniões do Detur sempre são pertinentes para lembrar que precisamos seguir lutando pelo nosso objetivo maior: a construção da ponte internacional entre Porto Xavier/San Javier, que vai expandir o turismo e a economia da região das Missões".

INFRAESTRUTURA – Já o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, que também fez questão de participar do encontro do Detur, ressaltou que o turismo é uma grande força para os municípios, inclusive na captação de recursos. “Apesar das péssimas condições da nossa estrada de acesso e de sermos um município pequeno, queremos fazer parte do turismo, pois temos belos lugares que merecem ser visitados”, frisou Scotto.

Na avaliação do presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, “a região das Missões vive um momento de grande destaque estadual, nacional e internacional em diferentes áreas, mas, principalmente nas ações direcionadas ao fortalecimento do turismo”. Ele ressaltou que as reuniões mensais do Detur, têm contribuído muito na consolidação destes resultados positivos.

Estiveram representados os municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Garruchos, Giruá, Guarani das Misssões, Porto Xavier, Mato Queimado, Roque Gonzales, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, São Nicolau e São Luiz Gonzaga. Ao final do encontro, os participantes foram prestigiados com um saboroso almoço campeiro, organizado pelo prefeito anfitrião e equipe, no CTG Porteira das Missões.
 

 

Fotos vinculadas

Por Karin Schmidt

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias