Consolidada a internacionalização do Caminho das Missões
31 de Outubro de 2017

AMM é parceira neste roteiro que une Brasil e Argentina pela mesma história. Próxima Caminhada será em fevereiro de 2018.

Com chuva começou e com chuva terminou a primeira caminhada experimental da internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani. Os peregrinos iniciaram o roteiro dia 12 deste mês, em Corpus e San Ignácio, na Argentina e concluíram o percurso no último domingo (29/10), em frente a Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, região das Missões/RS/Brasil. O grupo, que saiu de Entre-Ijuís, chegou na capital missioneira por volta das 18h30 minutos, quando foram recepcionados com a calorosa acolhida do povo missioneiro.

Integração e muita emoção, são sentimentos que movem os pés e o coração de quem participa desta viagem pela história dos índios guaranis e dos padres jesuítas, ligando os povos missioneiros do Brasil e da Argentina. "Andar a pé ou de bicicleta nas antigas estradas dos jesuítas e dos índios guaranis, é o que proporcionamos com muita dedicação e amor a todos que vivenciam conosco esta experiência entre cidades patrimônios culturais, sítios arqueológicos, museus, paisagens, contatos com várias culturas, permitindo assim um verdadeiro mergulho na formação da América Latina", destacou Marta Benatti, da Operadora de Turismo Caminho das Missões.

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori, juntamente com o diretor do Detur, Ricardo Klein e com o deputado federal, Darcísio Perondi, também fez um trecho do percurso. "Agradeço e parabenizo os empresários Romaldo Melher, Marta Benati e toda equipe do Caminho das Missões pelo importante trabalho que realizam, há mais de 15 anos, para impulsionar o turismo", reconheceu Sartori ao acrescentar: "agradeço de modo especial aos peregrinos por acreditarem nas Missões e por divulgarem nossas potencialidades turísticas, que também são fontes de emprego e renda", lembrou o dirigente da AMM/Funmissões, sempre reiterando o valor da soma de esforços dos setores público e privado, na viabilização das lutas missioneiras.

Brasil Antonio Sartori aproveitou a presença do deputado Perondi para renovar os agradecimentos em nome da AMM, pela expressiva atuação do parlamentar quanto a conquista histórica dos recursos de emenda de bancada para a ponte internacional Porto Xavir/San Javier.

O prefeito anfitrião, Jacques Barbosa também manifestou reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, pelos integrantes do Caminho das Missões. "Os santo angelenses e todos os missioneiros estão presenciando a concretização deste sonho, que é a Rota Jesuítica Internacional. E se hoje estamos aqui neste momento de celebração, muito se deve ao empenho da AMM, que tem atuado de forma unida, acima de partidos políticos, sempre com foco no que é melhor para a nossa região missioneira", ressaltou o prefeito de Santo Ângelo, saudando os amigos da Argentina e do Paraguai que estavam presentes.

No Brasil/RS/região das Missões, os peregrinos estiveram em Porto Xavier; Assunção do Ijuí (Roque Gonzales); Pirapó; São Nicolau; São Luiz Gonzaga (São Lourenço); Caibaté (Caaró); São Miguel das Missões, e São João Batista (Entre-Ijuís). Do lado argentino, Corpus; San Ignácio Mini; Loreto; Santa Ana; Cerro Azul; Santa Maria la Mayor; Itacaruaré, e San Javier. "Não temos palavra para expressar nossa gratidão aos prefeitos, secretários municipais e demais envolvidos no setor de turismo da região das Missões. Fomos muito bem recebidos em todos os lugares por onde passamos. São emoções que ficarão para sempre guardadas em nosso coração", destacou Marta Benatti, da Operadora de Turismo Caminho das Missões.

Ao final do evento, que contou com a apresentação cultural do coral guarani Jeguata Pyau e show com a acordeonista Marines Siqueira, cada um dos peregrinos recebeu uma moção honrosa, em homenagem a representatividade da participação da primeira caminhada experimental da internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani. A próxima Caminhada será nos dias 1 a 18 de fevereiro de 2018. Inscrições e informações podem ser obtidas no site www.caminhodasmissoes.com.br ou no e-mail caminho@caminhodasmissoes.com.br.

Prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, imprensa, empresários e comunidade em geral estiveram presentes na solenidade festiva, que em razão da chuva, foi realizada dentro da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo.
 

Por Karin Schmidt

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias