REUNIÃO ENTRE GOVERNOS SUL-AMERICANOS, EM SÃO BORJA, TRATA SOBRE O PROJETO TURÍSTICO DOS 30 POVOS E NAÇÃO MISSIONEIRA
27 de Julho de 2018

 

Aconteceu nesta quarta-feira (25), em São Borja, a Primeira Reunião do Micro Conselho Regional Brasil dos Governos Missioneiros, para tratativas do Projeto dos 30 povos e grande nação missioneira. No evento reuniram-se líderes do governo brasileiro, argentino e paraguaio, e juntos debateram o programa de aliança entre os 30 povos com o intuito de propagar a história Jesuítica-Guarani.

Coordenadora General da Agencia de Desarrollo Trinacional, Arq. Myriam Avila, promoveu apresentação do “Projeto da Trinacional das Missões”, citou todas as regiões que farão parte do caminho e como as mesmas deverão ser exploradas, a organização territorial por microrregião, e a marca que deverá ser utilizada pelo programa turístico em comento. Também houve a manifestação do Intendente da Cruz e coordenador político dos 30 povos, Luis Calomarde, que proferiu a importância da divulgação da cultura missioneira e a união dos países envolvidos. O presidente da AMM, Paulo Peixoto, ressaltou o interesse de investimento maior no turismo das missões, a inclusão dele nos demais setores municipais, reforçando a força para a exploração cultural.

Ainda na solenidade, houve a eleição do Coordenador Técnico da Microrregião do Brasil, o prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Ântonio Sartori, que será o representante brasileiro no projeto internacional do turismo. O principal objetivo do projeto é desenvolver ainda mais as regiões que fazem parte dessa história jesuítica-guarani, composta por cinco países sul-americanos - Bolívia, Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai -  investindo em turismo e assim criando mais oportunidades de empregos, renda e cultura local.

No próximo mês, dias 13 a 15 de agosto, haverá o Conselho Trinacional dos Governos Missioneiros, no Paraguai, com a presença do coordenador técnico brasileiro e demais líderes e membros do programa cultural “Projeto dos 30 povos” para maiores tratativas e avanços do programa turístico internacional.

 

Por Kerly Nasser

Mais notícias