GIRUÁ SEDIA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA AMM DO MÊS DE SETEMBRO
28 de Setembro de 2018

               Nesta sexta-feira, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões, na cidade de Giruá/RS, onde foi abordado diversos assuntos de interesse regional. A solenidade foi conduzida pelo presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, contando com participação na mesa principal do vice-presidente e prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, pelo diretor do DETUR e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, pelo prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, pela prefeita de São Paulo das Missões, Noila Ruwer, e pelo prefeito anfitrião, Rubem Weimer.

 

Com o início e abertura da pauta, a reunião contou com a participação da professora e coordenadora regional da língua alemã, Joice Wohlfahrt Pauli, que postulou sobre a importância da língua alemã nas escolas municipais, de forma a preservar e incentivar as origens de seus ancestrais. Na oportunidade, ela ainda sugeriu que cada região adote a língua estrangeira de predominância de seu município, e não necessariamente a língua espanhola, que vem sendo adotada como segunda língua estrangeira obrigatória.

 

O prefeito anfitrião, Rubem Weimer, pediu o apoio dos demais prefeitos para assinatura de ofício solicitando a não redução do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, que deverá ser protocolado no órgão nos próximos dias. Ainda durante a reunião, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, abriu debates sobre alguns assuntos de relevante interesse, como a necessidade da criação de um local apropriado para abrigar as mulheres vítimas de violência doméstica,, para que estas prossam receber assistência da melhor forma possível; também, sobre o tratamento de lixo, a reciclagem e como isso é imprescindível para a evolução da região e preservação do meio ambiente.

 

O prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, levou ao conhecimento de todos presentes a atual situação do projeto da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, salientou que após a entrega do anteprojeto no mês de agosto, ao superintendente do DNIT em Porto Alegre, o mesmo foi levado a Brasília dias depois e até então encontrava-se a espera de análise pelo Departamento Nacional de Trânsito, porém, salientou durante a assembleia, que o anteprojeto será analisado ainda  nesta quinta-feira na capital nacional pelo órgão competente, e caso seja aprovado, pode ser possível a abertura da licitação para as obras ainda este ano.

 

Ainda durante a reunião houve a apresentação da Ata Nº 498/2018 e do balancete do mês de agosto de 2018, pelo secretário executivo, Norberto Schoffen, no qual ambos foram aprovados por unanimidade.

 

A assembleia ainda contou com a participação da comitiva da 23° Oktoberfest Missões, que promoveu a divulgação do grande evento que se realizará nos dias 11 a 15 de outubro de 2018, no Parque Municipal de Exposições de Cerro Largo/RS, com a expectativa de ser um grande sucesso.

 

 

 

VISITA TÉCNICA A CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos)   

 

 

 

Após a assembleia, todos foram conduzidos até a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, empresa responsável por dar o destino final  ao lixo não reciclável de diversos municípios missioneiros, para conhecerem como é feito o trabalho ambientalista e qual origem é dado aos lixos recolhidos em seus municípios.

 

 A Companhia está instalada em uma área de 20 hectares, e sua central opera com uma capacidade de 500 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de toda a região noroeste do estado. Os prefetos e demais presentes foram recepcionados na central pela engenheira responsável e representant da companhia que explicou como todo o processo funciona de tratamento de resíduos, e como esse trabalho é fundamental para a vida do meio ambiente. 

 

A próxima assembleia geral ordinária será realizada em outubro em Pirapó/RS.

 

Veja mais fotos na galeria.

 

Por Kerly Nasser

Mais notícias