MISSÕES E PONTE INTERNACIONAL
19 de Dezembro de 2018

 

PONTE INTERNACIONAL

                O projeto “Ponte Internacional Porto Xavier(BR)/San Javier (AR)” tem dados passos largos para a sua consolidação. Mais uma vez o coordenador do projeto, Ovídio Kaiser, foi até Brasília para tratar de assuntos da região das Missões, especialmente da Ponte Internacional.

Na capital federal foi realizado reuniões na Secretaria Nacional de Transportes Rodoviários e Aquaviários do Ministério dos Transportes, com a presença do Diretor, Bruno Marques da Silva, para debater a inclusão do Projeto como Obra do PAC, e demais assuntos.

Após, realizou-se audiência no DNIT - órgão responsável pela análise do projeto- junto a Diretoria de Coordenação e Planejamento com o Eng. André Martins Araújo. O coordenador, representante da AMM, esteve acompanhado pelos deputados Tarcísio Perondi e Cajar Nardes, grandes apoiadores do pleito, e então entregaram o relatório completo do Anteprojeto, já ajustado as novas regras e adaptações elaboradas pela DELTACON ENGENHARIA, empresa responsável por este. Eles ainda pressionaram sobre a necessidade de acelerar a análise dessa documentação em razão de fase final e transição de governo.

Encerraram-se as audiências com a reunião no Tribunal de Contas da União-TCU, com o Ministro, João Augusto Nardes, e posteriormente pelo próprio presidente da Instituição Marcondes Carneiro, onde foi acertado da harmonização do Acórdão sobre a contratação de Obras pelo Regime de RDCI, que afeta o Anteprojeto elaborado ainda pelo regime anterior. Esta reunião foi essencial para nortear as próximas etapas do projeto, de modo a esclarecer quaisquer dúvidas como proceder daqui para frente. Houve também a participação de técnicos especialistas desse tipo de empreendimento.

 

PROJETO CVC E TURISMO MISSÕES

No Ministério de Turismo acompanhado pelo Diretor de Turismo da FAMURS, Mário Nascimento, foi realizada reunião com o Assessor do Ministro, Dr. Luiz Carlos Bueno, na qual debateu-se sobre a possibilidade de um convênio entre o Ministério de Turismo e a companhia de viagem CVC, no valor de R$ 1.000.000,00 para divulgação e promoção da Rota Missões, que projetará a região em mídia nacional e internacional.

Este convênio seria um cartaz das Missões para o mundo, proporcionando uma ampla divulgação da região, atraindo novos turistas e inúmeros benefícios econômicos para as comunidades locais.

            Além disso, demais assuntos foram tratados na capital federal junto ao Plenário da Câmara dos Deputados, onde foi contatado com Deputados de nossa Região sobre a importância do apoio destes com os programas de desenvolvimento regional. Na oportunidade, discorreram com os Deputados Federais, Gerônimo Gorgen, futuro Senador - Luiz Carlos Heinz,  e Osmar Terra, futuro Ministro da Cidadania, que engloba o Ministério de Cultura e Esportes importantes ações que conglomeram a Região Missioneira.

Mais notícias