PREFEITOS DA REGIÃO DAS MISSÕES DEBATEM COM MINISTRO OSMAR TERRA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
10 de Abril de 2019

As ações do Ministério da Cidadania foram o tema de um encontro nesta quarta-feira (10) entre o ministro Osmar Terra e Prefeitos da Associação dos Municípios das Missões. Os gestores municipais apresentaram demandas nas áreas de desenvolvimento social, esporte e cultura, enquanto o ministro falou sobre programas da pasta que podem auxiliar os municípios.

Vereadores, secretários municipais e prefeitos da região das Missões, no Rio Grande do Sul, estiveram no Ministério da Cidadania para debater ações nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte que promovam o desenvolvimento humano e econômico de suas cidades.

Entre as ações desenvolvidas pela pasta, Terra apontou o Programa Criança Feliz e o atendimento aos jovens do Programa Bolsa Família como fundamentais para promover a cidadania, principalmente entre as famílias mais pobres. Na visão do ministro, essas iniciativas podem garantir o desenvolvimento dos municípios. “Não conseguiremos superar a pobreza somente com a transferência de renda. Esses públicos merecem uma atenção especial.”

“O objetivo é oferecer, em um mesmo local, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e às drogas e inclusão digital em áreas de alta vulnerabilidade social”, explicou Terra, que defendeu ações integradas com as prefeituras.

O ministro falou sobre programas importantes, como o Bolsa Família e o Bolsa Atleta, e ações de incentivos à cultura, sempre destacando que a parceria com os municípios é fundamental para o sucesso dos trabalhos. “Queremos tornar os programas mais eficientes para beneficiar quem vive em situação de vulnerabilidade, por isso apresentamos a estrutura para mostrar que vamos continuar trabalhando muito junto com os gestores municipais”. 

O ministro também mostrou interesse em apoiar o desenvolvimento cultural e turístico da região. Osmar Terra lembrou de sua viagem a São Miguel das Missões, em fevereiro, quando assinou a ordem de serviço para dar início à primeira etapa da obra de requalificação urbanística do entorno de São Miguel Arcanjo, um dos sítios arqueológicos que compõem o Parque Histórico Nacional das Missões. O parque é composto ainda pelos sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir, São Nicolau e São João Batista. O investimento previsto nessa fase inicial é de R$ 3,05 milhões, por meio do PAC Cidades Históricas.

O secretário Especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, e o secretário Especial da Cultura, José Henrique Pires, também participaram da reunião.

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Cidadania

Mais notícias