Evento da FEBAP na FENAMILHO debate a instalação de free shop em cidades gêmeas da Fronteira
03 de Maio de 2019
Evento da FEBAP na FENAMILHO debate a instalação de free shop em cidades gêmeas da Fronteira
Foto:Fernando Gomes

 Na tarde da sexta-feira, 3, no Centro de Eventos Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a 19ª FENAMILHO Internacional, aconteceu a plenária da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (FEBAP), com a temática “Free Shop e o Impacto no Desenvolvimento da Região de Fronteira”. 

Na abertura do evento, o engenheiro civil santo-angelense, Norberto Ilgner (em memória), foi homenageado pela FEBAP, sendo entregue à sua esposa Vera Lúcia Henke uma placa em bronze em homenagem ao ex-presidente da FEBAP Brasil, no ano de 2014, através do presidente da FEBAP Argentina, José Sanchez. 
O evento teve como mediador o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, professor Conselheiro da FEBAP Brasil, que explanou sobre a origem da federação em seu discurso. “A FEBAP foi criada em 1989, sendo anterior ao Tratado de Assunción (1991) que criou o Mercosul, exerce desde então atividades visando a integração destes três países do Mercosul, regionalmente. É uma Associação Civil representativa sem fins lucrativos e sem identidade política e ideológica, de livre adesão em que participam entidades públicas e privadas, participam diversas áreas sociais desde comércio, indústria e serviços até entidades educacionais, de transporte, turismo entre outras.”, explicou.
Na oportunidade, o conferencista, jornalista Cristiano Guerra, secretário da Frente Nacional em Defesa dos Free Shops em Defesa das Cidades Gêmeas de Fronteira. Segundo ele, o interesse da associação é promover o intercâmbio com vistas ao desenvolvimento entre os estados do Estado de Rio Grande do Sul Brasil, Provincia de Misiones Argentina e o Departamento de Itapúa Paraguai. “Os Free Shops brasileiros serão importantíssimos para o desenvolvimento urbano das cidades de fronteira de países vizinhos, em função da geração de novos empregos, diminuição do êxodo, além da oportunidade para fortalecer a economia do país”, disse. 
A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul, e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira debatem, desde o ano passado, sobre a instalação das lojas francas nas cidades gêmeas. A Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira da Unale é presidida pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS). 
O evento contou com a presença do presidente da FENAMILHO, vice-prefeito Bruno Hesse, que esteve acompanhado das Soberanas da Feira, e o representante da FEBAP e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Francisco Medeiros.

 

Por Izabél Cristina Ribas

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santo Ângelo/Rodrigo Bergsleithner

Mais notícias