GOVERNADOR RECEBE COMITIVA DE PREFEITOS DA REGIÃO DAS MISSÕES
10 de Junho de 2019

 

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta segunda-feira (10/6), uma comitiva que reuniu prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, também participou do encontro.

Durante a audiência os Prefeitos apresentaram os pleitos regionais, projetos que estão sendo desenvolvidos em todas as áreas da administração pública e pediram apoio institucional do governo com relação a ações que visam ao desenvolvimento econômico da região das Missões, entre essas demandas estão o apoio ao projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, Usina Hidrelétrica de Garabi, reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Santo Ângelo,  PAC DAS CIDADES HISTÓRICAS de São Miguel das Missões,  acessos asfálticos de Ubiretama, Garruchos, Rolador e Pirapó, Programa Global de Crédito do BID para a Região das Missões, programas de promoção e divulgação do Destino Missões,  projeto INVESTE TURISMO, de capacitação e qualificação da iniciativa privada do SEBRAE/MTUR/EMBRATUR e recuperação das estradas estaduais da região, especialmente Bossoroca/Santiago.

Leite ouviu as demandas da AMM, que representa 26 municípios, e garantiu que a região das Missões pode contar com o Estado. "Parabenizo o nível de organização de vocês. Muitos problemas são comuns à região como um todo e, ao se unirem, os municípios podem fazer muito, principalmente quando há uma vocação, no caso, o turismo, em comum", disse o governador. Leite também determinou ao Secretário de Assuntos Municipais Agostinho Meirelles que forme um grupo de trabalho para acompanhar e priorizar entre as ações de governo a serem trabalhadas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A Comitiva também convidou o governador a visitar a região para conhecer o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, Patrimônio Cultural da Humanidade e lançar oficialmente o Projeto de Sinalização Turística Regional com recursos do Governo do Estado que já estão depositados na conta da FUNMISSõES.

A tarde os Prefeitos foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde em conversa com o Secretário Ruy Irigaray, buscaram apoio para as demandas do turismo regional, principalmente os projetos de que contemplam os Sítios Históricos Missioneiros, promoção do Destino Missões, Programa Investe Turismo, entre outros.

 

A frente da comitiva missioneira esteve o Presidente da Associação, Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, que acompanhado do Deputado Estadual Capitão Macedo e os Prefeitos de São Pedro do Butiá - Martinho Berwanger, Rolador - Paulo Peixoto, Caibaté - Amauri Pires da Silva, Salvador das Missões - Daniel Gorski, Roque Gonzales - João Haas, Cerro Largo - Valter Spies, Mato Queimado - Orlando Thomas, Entre-Ijuis - Brasil Antônio Sartori, Porto Xavier - Vilmar Kaiser, São Nicolau - Ricardo Klein e Pirapó - Auri Kochhann.

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias