NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO POLÍTICO PORFÍRIO PEIXOTO
16 de Junho de 2019

 A Associação dos Municípios das Missões, através de seu Presidente, Prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos e dos demais gestores dos municípios missioneiros, com profundo pesar, manifestam solidariedade à família do membro fundador desta associação Porfírio Peixoto.

 

Nascido em São Luiz Gonzaga, em 9 de abril de 1940, filho de Cícero Peixoto e Elvira Peixoto, Porfírio Peixoto cursou o 1º grau no Ginásio Santo Antônio de Pádua de São Luiz Gonzaga, o 2º grau na Escola Técnica de Comércio do Instituto Educacional de Passo Fundo e o 3º grau na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Participou ativamente da política estudantil, tendo feito parte da direção da União Estadual dos Estudantes (UEE), e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Iniciou sua vida pública em São Luiz Gonzaga, no ano de 1963, quando foi eleito Vereador pela legenda do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. Porfírio Peixoto também foi eleito deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro, em 1974 e 1978, e em 1982 e 1986 pelo Partido Democrático Trabalhista. Nos vinte anos de mandato parlamentar, sempre esteve na direção dos partidos que pertenceu, nas esferas municipal, estadual e nacional. Como Constituinte Estadual, foi membro da Comissão de Organização dos Poderes e, durante as diversas fases de elaboração da Constituição Estadual, apresentou 79 emendas. Ingressou no Tribunal de Contas em 15 de dezembro de 1989, quando assumiu as funções de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Desde então, atuou como presidente e vice-presidente.

Porfírio Peixoto construiu uma história de grande contribuição para a AMM, pois fez parte do grupo de fundadores da Associação em 1967, representando seu município, São Luiz Gonzaga. Também atuou como 2º tesoureiro da primeira diretoria da AMM. Sempre cultivava grande apreço e carinho para com o cidadão missioneiro.   

A AMM se solidariza com seus familiares e amigos. Na oportunidade, presta as sinceras condolências por tão grande perda. 

 

 

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias