FUNMISSÕES e SEBRAE realizam oficina de planejamento em São Miguel das Missões
06 de Agosto de 2019

 Com o objetivo de qualificar os gestores, o município de São Miguel das Missões sedia nos dias 6 e 7 de agosto a Oficina de Planejamento e Elaboração de Projetos, promovida pelo SEBRAE, através do Programa Investe Turismo em conjunto com o Departamento de Turismo da FUNMISSÕES.

 Na abertura do evento o Prefeito anfitrião Hilário Casarin, desejou que todos sintam-se acolhidos na “Terra do Patrimônio Mundial”, falou da importância da área do turismo e que o trabalho integrado é que fará a diferença, de mão dadas veremos acontecer aquilo que esperamos. São vários os fatores que podem ser trabalhados dentro de um município, inúmeros projetos podem ser feitos, o planejamento deve ser constante, independente dos resultados virem a curto, médio ou longo prazo.

O consultor do Sebrae Dirceu Ferreira, ministrante do curso iniciou sua explanação dizendo da importância de reunir pessoas em uma mesma região, para ações que tenham um interesse comum. As alternativas que se apresentam, devem ser observadas de forma diferenciada, possibilitando crescimento mútuo em toda região. É necessário descrever o propósito que se busca, quando se inicia a elaboração de um projeto, por isso é fundamental mapear o problema e envolver as pessoas.

Na busca do planejamento perfeito, na elaboração de projetos com resultados esperados, é necessário levar em consideração três pontos: COMPREENDER a importância e influência dos elementos que envolvem o processo de planejamento, elaboração, análise de projetos e mobilização de recursos para assegurar os melhores resultados. PREDISPOR-SE a interpretar as realidades municipais, identificando problemas e oportunidades de melhoria, a estabelecer a relação causa e efeito entre os problemas e a construir um projeto identificando objetivos, metas/resultados e estratégias para o alcance do resultado proposto. MOBILIZAR recursos para o desenvolvimento do projeto, construindo uma rede colaborativa para que toda a comunidade se sinta parte integrante do projeto proposto, tendo como foco principal a sustentabilidade no município.

 

Por Izabél Cristina Ribas

Mais notícias