Prefeitos da AMM prestigiaram a solenidade, marcada por momentos de emoção, sucesso e comemoração
A Festa do Butiá é uma festa de utopia. E o que estamos vivenciando hoje, esta belíssima estrutura, com mais de 100 expositores, não é o principal. O que realmente deve nos mover, foi termos tido a coragem de reconhecer o esforço e a valentia daquelas oito famílias giruaenses, que colocaram uma barraca debaixo do braço, seus produtos dentro de um balaio, e foram expor na praça de nosso município. Este foi o tom emocionado com que o prefeito anfitrião, Angelo Fabiam Duarte Thomas, conduziu seu discurso durante abertura oficial da 10ª Festa do Butiá Internacional, que aconteceu na noite de sexta-feira (11), no Parque de Exposições Olmiro Calai, em Giruá, com a presença de visitantes, colaboradores, autoridades municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Considerando que esta é a última edição em que contribui na condição de prefeito municipal, Thomas pediu permissão para encaminhar algumas palavras à população local. “Agradeço, de forma especial, aos artesãos, culinaristas, apoiadores e todos que confiaram desde o início no sucesso desta iniciativa, que é a mais singular, mais típica e mais giruaense dentre todas as atividades de cunho cultural, realizadas em nosso município”, frisou.
Ele destacou a representatividade das primeiras pessoas que, mesmo sem estrutura adequada, sem conforto, valorizaram o potencial de sua produção rural, agroecológica, artesanal, acreditando na primeira edição do evento. “Essas famílias pediram licença à comunidade para se instalarem na praça. Elas tinham o direito de fazer isso, e Giruá tinha o dever de proporcionar a melhor das estruturas para que os giruaenses pudessem mostrar nossa própria cultura aos turistas e ao nosso povo, evidenciou Fabiam, ao comemorar “agora, estamos todos testemunhando o amadurecimento da Festa do Butiá Internacional, já em sua 10ª edição, motivo de orgulho e muita emoção”.
Empreendendorismo
Angelo Fabiam Duarte Thomas explicou que nenhum expositor paga por seu estande ou inscrição, bem como visitantes não pagam ingresso. E que, muitos giruanses que vendiam butiá atualmente são empresários, micro-empreendedores, autônomos, geram emprego e renda. “Hoje temos mais de 200 empregos oriundos da cadeia produtiva do butiá, e clamo, de coração aberto, diante de toda a comunidade giruaense e autoridades aqui presentes, pela continuidade da Festa do Butiá Internacional", enfatizou Fabiam.
Coordenadora do evento, a secretária municipal de Educação, Fatima Ehlert ressaltou que a Festado Butiá e o Canto de Amor a Giruá, remetem a uma viagem na história da imigração, cultura e produtividade giruaense.
Reconhecimento da AMM
Para transmitir ao município de Giruá a mensagem da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Fabiam, que preside a entidade, convidou o vice-presidente da Associação e prefeito de Caibaté, Sergio Birck. “Viemos aqui, em nome de todos os gestores da AMM, para vivenciar e conviver com esta bela integração de municípios missioneiros, de outras regiões gaúchas, de outros Estados e de outros países”, acentuou Birck salientando que “são muitas as dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas devemos acreditar em dias melhores. Este é o nosso objetivo comum na região das Missões”, motivou o prefeito caibateense.
Ele mencionou a importância de cada município desenvolver seu produto turístico, e do quanto é gratificante contemplar um evento que começou pequeno e já está em sua 10ª edição. “Parabéns a Giruá, esta pujante terra, por esta grande festa. Representando os demais colegas prefeitos da AMM, quero deixar nosso reconhecimento por este magnífico trabalho”, homenageou.
Sergio Birck estava acompanhado da secretária municipal de Educação, e das soberanas, que fizeram o convite para as festividades do cinqüentenário de Caibaté. “Contamos com a presença de todos os missioneiros, integrantes de outras regiões, autoridades estaduais e federais, para que estejam em Caibaté no dia 14 de maio, quando estaremos homenageando pessoas que contribuíram com o crescimento do município”, convidou Sergio. Como vice-presidente da AMM, ele manifestou “o privilégio de consorciar os municípios, ao lado do colega e amigo Fabiam Thomas, nas ações que buscam unir as forças missioneiras, em favor do progresso local e regional”.
Honrosa tarefa
Entre as autoridades presentes, estavam representantes do Ministério do Meio Ambiente/Emprapa; o deputado federal Elvino Bohn Gass; o deputado estadual Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa, e na ocasião representou o Parlamento Gaúcho; os prefeitos de Caibaté, Sérgio Birck; São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo; Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzato; imprensa regional, entre outros lustres convidados nacionais e internacionais.
Angelo Fabiam Duarte Thomas exaltou que todas as autoridades e convidados que se pronunciaram, emocionaram com cada palavra que foi dirigida ao município, à gestão, ao vice-prefeito, aos secretários municipais e toda a equipe que compõe o governo municipal. “Nenhuma conquista é exclusiva do prefeito, mas é mérito de todos que atuam em conjunto e com respeito mútuo. E tem sido assim, desde que assumimos a honrosa tarefa de gerenciarmos Giruá”, concluiu expressando sua gratidão, o prefeito giruaense e presidente da Associação dos Municípios das Missões.
Rota do Butiazais e Giruá APP
Lançamento da Rota dos Butiazais, que integra cultura, turismo, biodiversidade, e visa unir esforços em favor da conservação dos butiazais; lançamento do aplicativo Giruá APPP, uma ferramenta de interação que dialoga com a transparência, respeito e interação, conectando o cidadão giruaense com o governo municipal; gastronomia, artesanato, hospitalidade da comunidade, entre outras atrações, marcaram a abertura oficial da 10ª Festa do Butiá Internacional, que começou na quinta-feira (10) e encerrou no domingo (13). Logo após a solenidade de abertura, os convidados foram presenteados por crianças do município, com uma mudinha de butiá. Na sequência, teve o momento culminante da grande noite: O 2º CANTO DE AMOR A GIRUÁ.