CARREGANDO
Boa Madrugada | sábado, 27 de abril de 2024

Regionalização é a porta para a profissionalização do Turismo

Enio Carvalho - Secretário-executivo do Detur e Gestores Municipais de Turismo representaram a Rota Missões na reunião com a equipe da Setur/RS.
Publicado em 14/07/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi o tema da reunião da manhã desta quarta-feira, no Canal da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul no Youtube. No evento, que teve a visualização de mais de 650 pessoas, entre prefeitos, secretários de Turismo e representantes do setor de diversas partes do país, foi abordada a importância da adequação dos municípios à Regionalização. Essa atualização é realizada a cada dois anos e neste ano deve apresentar algumas novidades para quem está no segmento.
Conforme a coordenadora da Regionalização na Setur, Débora Toffoli Snel, uma portaria deverá ser publicada nos próximos meses com as definições de quais aspectos precisam ser revistos. Ela enfatizou que o papel dos interlocutores estaduais e regionais vai muito além do repasse de informações que vêm do Mtur, “mas também um papel agregador e colaborativo, no sentido de trazer todos os setores para uma conversa da regionalização, através dos Conselhos Municipais de Turismo e das Instâncias de Governança Regional”. A Regionalização é a forma de destinar os recursos das políticas públicas de uma forma mais eficaz e adequada. O secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, destacou que com essa organização é possível pensar em uma política de desenvolvimento e estruturação. “Os recursos são escassos, por isso precisamos fazer render de forma responsável”, afirmou Santini.
A coordenadora geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, pontuou que a “regionalização é uma porta aberta para a profissionalização dos municípios”. Segundo ela, é preciso valorizar as localidades, a identidade e o que cada município tem para oferecer, ”levando segurança para o turista conhecer não só ali, mas toda a região”. Sobre a portaria que está sendo aguardada, Ana Carla revelou que a principal novidade é que os municípios terão que responder um questionário para que o resultado contribua para que o ministério possa atuar na parte de apoio.
O professor da Universidade Federal de Pelotas, Maurício Ragagnin Pimentel, apresentou o Atlas de Indicadores Turísticos do RS. O documento destaca a diversidade do Turismo no estado, apesar de algumas regiões não reconhecerem seus potenciais. Ele pontuou a importância da regionalização para a hierarquização de demandas, por parte dos gestores públicos, e a profissionalização da gestão no setor. “O Atlas nos mostra que o Turismo se desenvolve de maneira diferenciada nos municípios, muitas vezes por não incluírem a atividade na sua pauta de prioridades”.
A diretora de Turismo da Setur, Claudia Mara Borges, destacou que a regionalização e a segmentação estão na pauta da comunicação que a Secretaria quer fazer com o setor e com os turistas. Ela recomendou a realização do cadastro no Cadastur, como forma de mostrar ao MTur o nível de maturidade da região. “Precisamos saber em que patamar estamos para posicionar melhor no mercado. O planejamento coletivo é fundamental, pois o turismo é regional, não individual”, frisou.
Novas lives estão previstas para a explicação da Portaria, assim que for publicada. Para assistir a live novamente, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1TPe7yXcPsE

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS