CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

AMM comemora ordem de serviço para asfalto na VRS 867 

Publicado em 12/10/2013
Por Karin Schmidt


Na cerimônia do ato de entrega em Giruá, o presidente da Associação vai pedir audiência pública com o Daer para resolver outros problemas viários da região

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), René José Nedel comemorou a notícia de que, depois de 30 anos de espera, ainda neste mês de outubro vai começar a concretização de um dos maiores sonhos das comunidades de Giruá e Senador Salgado Filho: o asfaltamento dos 18,8 quilômetros da VRS 867 que liga os dois municípios. Na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, em Giruá, em local e horário ainda a serem definidos, vai ser assinado o contrato com a empresa Conterra, responsável pela obra, ocasião em que também será entregue a ordem de início dos serviços. O prefeito de Giruá, Ângelo Fabiam Thomas está entusiasmado com a grande vitória das duas comunidades e informou oficialmente o fato ao presidente da AMM, pois o asfaltamento também foi uma das lutas da Associação. O prefeito giruanse revelou que, como a autorização das obras e a seleção da empresa já foram publicadas no Diário Oficial, o serviço de asfaltamento deve iniciar o mais rápido possível. Os prefeitos de Giruá e Senador Salgado Filho, acompanhados de outras lideranças das duas regiões receberam pessoalmente a notícia da autorização do início das obras, no dia 08 de outubro no Daer, em Porto Alegre.

No evento do dia 17 também deverão ser formalizadas as assinaturas de contrato de outros acessos asfálticos, além da repavimentação da RS-344, outra demanda defendida pelas cidades da região. Na ocasião, o presidente da Associação dos Municípios as Missões apresentará pedido formal ao secretário estadual de Obras e representantes do Daer, para que participem, ainda neste mês, de uma audiência pública na sede da AMM em Cerro Largo, com a presença dos prefeitos que integram as cidades missioneiras e da Grande Santa Rosa. O objetivo do encontro é analisar com as autoridades estaduais e federais todas as reivindicações de obras asfálticas das regiões que congregam a AMM e AMGRS. "Se não houver viabilidade de agenda será sugerida reunião ainda em outubro de uma comitiva de prefeitos com a diretoria do Daer, na Capital", explicou o prefeito de Giruá, acrescentando que os chefes dos Executivos têm pressa em resolver os problemas rodoviários que tanto atrasam o desenvolvimento da região.

Luta que move municípios

Para agilizar o processo de asfaltamento da VRS-867 foram realizadas dezenas de reuniões neste ano. Nos últimos 60 dias, o governador Tarso Genro, em duas oportunidades, esteve em Giruá acompanhado de secretários estaduais, quando informou informalmente que o pedido sairia do papel , o que agora foi confirmado oficialmente. A rodovia vicinal VRS-867 é umas das mais importantes rotas de importação e exportação de grãos do Rio Grande do Sul, e em seu entorno estão localizadas escolas, indústrias, propriedades rurais modelos na região, e empresas com abrangência regional e estadual. Há cerca de 10 meses, os municípios de Giruá e Senador Salgado Filho oficializaram parceria e doaram ao Daer os estudos ambientais para possibilitar a execução da obra. O dirigente da Associação dos Municípios das Missões, René José Nedel reiterou que "a AMM vai continuar trabalhando e unindo forças para que outras importantes obras asfálticas na região sejam viabilizadas". 


 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS