Assuntos foram temas de assembleia mensal da Associação, quando também foi eleita a diretoria para a gestão 2016/2017
A força política da Associação dos Municípios das Missões (AMM) é embasada na união dos 26 municípios missioneiros. Todos os dirigentes da entidade têm a missão de atuar em conjunto com o colegiado de prefeitos, na busca por alternativas que impulsionem o desenvolvimento estratégico local e regional. E assim tem sido feito, desde a fundação da entidade, em 1967. Este mesmo compromisso foi assumido pela nova direção da AMM/Funmissões, agora presidida por Luiz Valdir Andres, prefeito de Santo Ângelo. A eleição foi durante assembleia mensal da Associação, que ocorreu no final da tarde e quarta-feira (23), em Cerro Largo.
Andres, que preside a entidade pela segunda vez, garantiu dar seguimento aos trabalhos iniciados e retomados na administração anterior, por Angelo Fabiam Duarte Thomas e equipe, além de adotar novas medidas, considerando o período crítico na política e na economia nacional. “Com a constante queda no repasse de recursos estaduais e federais às prefeituras, é fundamental que os municípios missioneiros tenham condições de empreender e criar ações capazes de gerar mais renda e empregos. Dentre as quais, destaca-se o turismo, um dos pontos fortes das Missões”, ressaltou o prefeito santo-angelense, que em toda a sua trajetória política, sempre teve como principal bandeira a luta em defesa do municipalismo.
Divulgação do turismo
Entre as principais iniciativas que terão continuidade pela atual diretoria da AMM/Funmissões, implementadas durante a gestão de Angelo Fabiam Duarte Thomas como presidente, e de Junaro Rambo Figueiredo como diretor do Detur, destacam-se: regularização do domínio do site Rota Missões, que agora pertence a AMM/Funmissões; contratação através de licitação da empresa WPlay Informática Ltda, de Novo Hamburgo/RS, para reorganizar o site Rota Missões com a modernização de ferramentas, e criação do aplicativo Rota Missões no computador e no celular, com atualização simultânea para manter o mesmo padrão de comunicação eletrônica; contratação do Portal das Missões, contemplando a licença de uso de um software para propagar e dar mais visibilidade aos atrativos turísticos, culturais e agenda de eventos dos municípios, tudo custeado pela AMM. “Como o turismo dialoga completamente com a região das Missões, defendemos muito a questão de todas estas tecnologias, especialmente do aplicativo, pois os turistas buscam pelo site e pelo celular informações sobre os locais que pretendem visitar”, explicou Fabiam Thomas.
Som e Luz
Depois de mais de 30 anos sendo apresentado da mesma forma, estão sendo concluídos os serviços de requalificação do espetáculo Som e Luz, em São Miguel das Missões, que será reinaugurado no próximo dia 29 de abril. Todos os preparativos estão sendo providenciados para este grande momento histórico e cultural, que promete atrair ainda mais turistas para a região e também aos 26 municípios missioneiros.
Neste sentido, a AMM/Funmissões tem contribuído diretamente. Em 2013, quando o prefeito de Cerro Largo, René Nedel era o presidente, foi disponibilizada pela entidade a quantia de 15 mil reais para auxiliar nos investimentos do projeto de revitalização. No ano seguinte, o assunto teve a mesma atenção pelo então presidente da AMM, prefeito Junaro Figueiredo. E, conforme anunciado na assembleia de encerramento da gestão de Fabiam Thomas, prefeito de Giruá, a AMM/Funmissões, além do apoio institucional com elaboração de convites, divulgação e participação na organização do evento, vai viabilizar um repasse financeiro significativo para que a inauguração do novo espetáculo seja marcada por todas as providências condizentes a um ato desta magnitude, pois é nas Missões que está o Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, único na região sul do país.
Mais renda, menos impostos
Para oferecer suporte técnico aos municípios missioneiros por meio da geração de novas receitas e melhorias nas finanças públicas, especialmente levando-se em conta a crise financeira, a AMM contratou o Instituto para o Desenvolvimento e Implantação de Políticas Financeiras e Tributárias Municipais (IDETRIM), com escritório regional em Passo Fundo/RS. A empresa está fazendo um levantamento em todas as prefeituras da região para detectar as novas fontes de recursos a serem utilizados em investimentos nos municípios, amenizando as perdas das transferências federais e estaduais.
Conforme contextualizou Thomas, o Instituto já mostrou resultados positivos de outras regiões, e está fazendo uma varredura em todas as Secretarias de Finanças dos municípios para avaliar até onde podem chegar em geração de novas receitas, com base no que as prefeituras enviaram ao Tribunal de Contas do Estado e ao governo federal. Diante destes documentos, o IDETRIM realizou um diagnóstico já apontou este valor. Ou seja, se for feito um trabalho a contento cada município das Missões pode recuperar esta quantia e suprir as carências das prefeituras.
Durante a reunião do dia 23 passado, os técnicos do Instituto fizeram uma explanação aos gestores municipais. Em gráficos, eles apresentaram os cálculos com o valor que poderia ser buscado, fazendo com que este dinheiro seja revertido aos municípios e se torne investimento público. “É apenas um trabalho forte em educação fiscal. Uma maneira de fazer gerar mais dinheiro às prefeituras sem mexer no bolso do cidadão, e sem aumentar ou criar nenhum imposto novo. E o que cada prefeitura gasta neste processo é zero. A AMM arca com todas as despesas”, concluiu o ex-dirigente da AMM.
Próxima assembleia
Quem vai sediar a próxima assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões, que será conduzida pelo presidente Luiz Valdir Andres e atual diretoria, será o município de São Pedro do Butiá. O encontro será no dia 15 de abril, às 9 horas da manhã, dentro das festividades da EXPO BUTIÁ 2016. Ao meio dia será servido almoço, e a partir das 14horas e 30 minutos, começa a solenidade de abertura oficial do evento.