CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Inclusão da agricultura familiar abriu festividades do aniversário de Dezesseis de Novembro

Publicado em 02/04/2015
Por Karin Schmidt

Prefeitos da AMM  prestigiaram o evento que vai até dia 19, e teve entre os destaques os produtos coloniais e artesanato rural 

Cada um dos 26 municípios que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM) têm suas peculiaridades, suas culturas, suas etnias, suas potencialidades. Mas a receptividade das comunidades em bem acolher os visitantes, e o afeto por sua cidade, têm a mesma intensidade em todos eles. Quem esteve presente na abertura oficial das comemorações do 27º aniversário de Dezesseis de Novembro, que ocorreu na tarde de quarta-feira (01/04), pode perceber isso na forma respeitosa com que crianças, jovens e adultos entoaram o hino do município. Entre os atrativos, a apresentação pascoalina encenada por alunos das escolas municipais e estadual também encantou os convidados.

A Feira da Agricultura Familiar e Artesanato Rural, que oferece produtos desenvolvidos em Dezesseis de Novembro, foi o marco da festa, com programação até o dia 19 de abril. O prefeito anfitrião, Ademir Gonzato, fez questão de ressaltar o esforço da administração municipal para continuar implementando iniciativas que beneficiem a população. "Apesar das nossas dificuldades financeiras em razão das verbas não repassadas pelos governos federal e estadual, continuaremos fazendo o possível para concretizar ações que trarão melhorias para a nossa comunidade, hoje e no futuro. Muitas vezes temos que interromper projetos, frear gastos em várias áreas, mas ainda assim, seguiremos em frente", garantiu. Gonzato, que agradeceu a todos que atuaram na organização da festa, ressaltando que os agricultores familiares de Dezesseis de Novembro merecem e precisam ser valorizados, de forma que seu produtos sejam comercializados em toda a região.

A potencialidade econômica das Missões, especialmente do município de Dezesseis de Novembro, foi o grande destaque nos discursos do evento. Foram evidenciados a diversidade dos produtos coloniais desenvolvidos sem agrotóxicos, o crescimento do artesanato rural, e a importância das políticas públicas de fomento a produtividade, como é o caso da atenção que a produção de alfafa, que movimenta a economia local, está recebendo atualmente.

Incentivo do poder público

O presidente da Associação dos Municípios das Missões ( AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, que falou em nome dos colegas da Associação, parabenizou a coragem do prefeito-anfitrião, Ademir Gonzato, de tornar a agricultura familiar a estrela da festa de aniversário do município, e comemorar este reconhecimento em praça pública. “Se a comunidade de Dezesseis de Novembro tiver a determinação de empreender e comercializar produtos da agricultura familiar terá sucesso, pois já pode contar com o principal: o apoio do poder público municipal”, incentivou o dirigente da AMM. Thomas lembrou que quem está dando grande exemplo de desenvolvimento são os municípios que, mesmo sem as verbas do Estado e da União, continuam investindo em programas e projetos.

O presidente da Associação também disse que é de fundamental importância os gestores, em conjunto coma população, trabalhem pelo fortalecimento da Associação dos Municípios das Missões. Ele explicou que a entidade aumenta a força política dos municípios na cobranças das demandas aos governos estadual e federal. “Dezesseis de Novembro não perde em nada para outros municípios maiores da AMM, e o prefeito Ademir Gonzato sempre está presente em todos os eventos regionais e também nas reuniões para cobrar mais atenção às prefeituras missioneiras. Ele é parceiro e atuante”, enfatizou Fabiam Thomas, que é prefeito de Giruá e um dos vice-presidentes da Famurs.

Além do presidente da AMM, prestigiaram a abertura oficial do 27º aniversário de Dezesseis de Novembro, os prefeitos de Roque Gonzales, Sadi Ribas; São Paulo das Missões, Noeli Ruwer; Pirapó, Arno Werle, São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo; Santo Antînio das Missões, Puranci Barcelos; de Mato Queimado, Nelson Hentz; o vice-prefeito de São Nicolau, Antônio Portela, vereadores e comunidade.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS