Novo espetáculo trará como principal novidade a tradução para os idiomas de inglês e espanhol
Na próxima sexta-feira, 29 de agosto, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Junaro Rambo Figueiredo, a diretora do Departamento de Turismo da Funmissões, prefeita Rosane Grabia, o prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin e o presidente do Instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach vão se reunir com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro das autoridades missioneiras com a chefe do Departamento de Cultura do BNDES, Luciane Fernandes Gorgulho, é conseguir o restante dos recursos necessários para a conclusão dos serviços de requalificação do espetáculo Som e Luz. “Estamos mobilizados, por isso acreditamos que obteremos êxito em nosso pleito. A cada dia conquistamos mais aliados nesta luta para valorizar o turismo regional, com um olhar especial para nosso atrativo maior, que são as Ruínas de São Miguel”, evidenciou a diretora do Detur e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia.
Também o superintendente estadual do IPHAN, Eduardo Hahn, a diretora geral e o diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Camila Mumbach e Maximilianus Pinet, vão participar da reunião no Rio de Janeiro.
O show vai continuar
Os serviços de modernização do Som e Luz iniciaram em junho deste ano, e continuam em andamento. O espetáculo, que acontece diariamente nas Ruínas de São Miguel, é apresentado com os mesmos equipamentos, sem nenhuma reestruturação, há 36 anos. O show, que recebe por ano cerca de 50 mil turistas estava prestes a parar de funcionar, o que atingiria diretamente o turismo missioneiro, pois as visitas às Ruínas e apresentação do espetáculo, ainda são os atrativos principais na região. No Brasil, atualmente, existem 12 Patrimônios Históricos da Humanidade, e o único localizado na região Sul do país é exatamente o das Ruínas de São Miguel, que também impulsiona os visitantes a conhecerem todos os atrativos turísticos da região das Missões, composta por 26 municípios. “A união de tantas entidades e da população aumentam as possibilidades de conseguirmos o restante da verba para que, ainda este ano, possamos inaugurar o novo Som e Luz, que trará como principal novidade a tradução para os idiomas de inglês e espanhol”, disse o prefeito Hilário Casarin, que é também vice-diretor do Detur.
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) se uniu aos esforços da administração de São Miguel das Missões, Instituto Iguassu Misiones, e outros apoiadores para viabilizar o projeto de requalificação. “O crescimento exponencial do turismo garantindo mais empregos, e investimentos das autoridades federais e estaduais no setor, estão entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Associação e Detur, com o imprescindível apoio das comunidades”, disse o presidente da AMM. Junaro Rambo Figueiredo também enfatizou que o trabalho por melhorias urgentes na malha viária da região e no aeroporto de Santo Ângelo, continuam avançando, pois infraestrutura logística é primordial para a vinda de mais turistas