As primeiras-damas da Associação dos Municípios das Missões continuam promovendo ações que contribuam com o desenvolvimento da região missioneira. Em parceria com as escolas municipais e Secretarias de Educação, neste ano de 2013, atuaram no projeto Missões pela Vida, Abrace esta Ideia, que teve dois eixos temáticos. O primeiro teve como tema principal Jovem, uma Força na Família e na Sociedade, projeto desenvolvido nas escolas com os alunos e com as famílias.
A iniciativa, que envolveu grande número de pessoas nos municípios, teve como ponto culminante o Festival Missões pela Vida, realizado dia 08 de novembro em Vitória das Missões. "Alcançamos um excelente resultado com o evento. Participaram as primeiras-damas e representantes de 17 municípios da AMM com apresentações artísticas maravilhosas, que encantaram a todos", comemorou a presidente da Associação das Primeiras-Damas, Mara Ketzer, que também é extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar em Pirapó.
Sucessão familiar rural
O segundo eixo do programa Missões pela Vida, Abrace esta ideia, trata sobre a questão da sucessão familiar rural que já começou a ser trabalhado neste ano, mas será plenamente desenvolvido em 2014. O projeto conta com o apoio de diversas entidades, entre elas, universidades, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, coordenadorias de educação, coordenadoria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e coordenação das secretarias municipais de Agricultura. No último mês de novembro ocorreu a reunião entre as entidades e as primeiras-damas, quando ficou estabelecido que será elaborada uma pesquisa para aplicar junto aos jovens que vivem na área rural nos 26 municípios da AMM com a finalidade de apontar os anseios dos jovens missioneiros, especialmente o que eles esperam das ações administrativas dos governos federal, estadual e municipal.
Com base nos resultados deste estudo serão propostas políticas públicas junto aos órgãos do governo municipal, estadual e federal possibilitando que os jovens permaneçam no campo e continuem sendo empreendedores na região. "Precisamos propor políticas públicas para que os nossos jovens possam realizar a sucessão familiar, pois as pessoas com mais idade estão se aposentando e a região deve continuar crescendo", destacou Mara Ketzer.
Atuação nas comunidades
As primeiras-damas missioneiras também estão fazendo a diferença nas comunidades. Além da atuação em projetos de âmbito regional, elas são o porto seguro dos prefeitos e ajudam nos serviços sociais com os grupos da terceira idade, de portadores de deficiência, entre outros setores dos municípios. "É sempre diferente como cada uma das primeiras-damas se vê no trabalho que desenvolve junto às comunidades e no apoio familiar. Entretanto, todas nós colaboramos para trazer mais qualidade de vida à população e desenvolvimento aos nossos municípios", ressaltou Mara Ketzer, de Pirapó. O último encontro deste ano ocorreu no dia 20 de dezembro, em Salvador das Missões, na assembleia mensal da AMM. A próxima reunião das primeiras-damas será em fevereiro de 2014, quando serão retomadas as atividades direcionadas ao projeto sobre a sucessão familiar rural e outras expressivas ações em prol do fortalecimento da região das missões.
.