Principal fonte de renda dos pequenos agricultores, a cadeia leiteira está cada vez mais especializada e deve ter maior atenção do poder público. Este foi o tom do discurso do prefeito anfitrião, Jair Henrich, e de outras autoridades durante abertura oficial da 4ª Expoleite Missões, que ocorreu na tarde de sexta-feira (31/07), em Salvador das Missões. “Nossa região, assim como todo o Estado Rio Grande do Sul, produz leite de excelente qualidade. Por isso, é necessário reconhecer a persistência de todos os agricultores que continuam atuando nesta atividade”, ressaltou Jair, que integra a diretoria da Associação dos Municípios das Missões (AMM). A presidente da Expoleite, Noeli Langer, destacou que o evento é de grande valia para evidenciar a potencialidade leiteira da região missioneira, além da exposição de outros segmentos como comércio e serviços em geral.
Jair Henrich fez questão de agradecer o empenho de todos os voluntários e parceiros apoiadores, que tiveram imprescindível contribuição para garantir o sucesso de mais uma edição da exposição. Ele fez um reconhecimento especial ao trabalho de divulgação feito pelas soberanas Gabriela Spies, rainha, Sabrina Langer, 1ª princesa, e Nadine Vier, 2ª princesa que no sábado (1/8), fizeram a coroação de suas sucessoras.
O evento, que é organizado pela Prefeitura Municipal de Salvador das Missões, Associação Regional de Produtores de Leite (Arple) e Emater/RS-Ascar, tem apoio de diversas entidades regionais, com destaque à Cooperoque. A Expoleite Missões acontece a cada dois anos em um dos 15 municípios de abrangência da Arple (São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Cândido Godói, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, Mato Queimado, Sete de Setembro, Caibaté, São Nicolau, Dezesseis de Novembro e Ubiretama). Conforme levantamento da Emater/RS-Ascar, juntos, estes municípios produzem anualmente mais de 190 milhões de litros de leite. O presidente da Arple, Eugênio Rauber, reiterou que uma das atribuições da entidade é servir de instrumento para que o produtor de leite possa aperfeiçoar suas atividades.
Delícias à base de leite
Além dos inúmeros atrativos da feira, a degustação dos pratos doces e salgados feitos à base de leite, chamaram a atenção dos convidados, que tiveram a oportunidade de experimentar cada um deles, antes da abertura oficial do evento. Prefeitos de São Pedro do Butiá, Ubiretama, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Rolador, São Paulo das Missões, Mato Queimado, entre outros, acompanharam os participantes, que muito bem representaram municípios missioneiros e da Grande Santa Rosa, com receitas criativas e saborosas. Ao final da degustação, todos foram contemplados pela equipe da Emater, com o livro de receitas de todos os pratos expostos.
Maior evento do município
Também prestigiaram a feira, o presidente da AMM e prefeito de Giruá, Ângelo Fabiam Duarte Thomas; o diretor de Turismo do Detur/Funmissões e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo; prefeitos de Roque Gonzales, Sadi Ribas; vice-prefeitos; secretários municipais; vereadores; imprensa; secretário estadual de Turismo, Juvir Costella; os deputados estaduais Elton Weber e Eduardo Loureiro; o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Nelmo Vargas; a presidente da Associação das Primeiras-Damas da AMM, Carolina Konzen Thomas, juntamente com outras primeiras-damas da região; comunidade, entre outras entidades representativas.
A 4ª Expoleite Missões iniciou na sexta-feira (31/7) e se estendeu até domingo (02/8), com total êxito em toda as áreas, graças ao esforço e união dos expositores, voluntários e organizadores da iniciativa. “Sem dúvida, este foi o maior evento já realizado no município de Salvador das Missões, superando todas as expectativas de público, inovação e tecnologia”, comemorou o prefeito anfitrião, Jair Henrich e equipe.