CARREGANDO
Boa Noite | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Mais de 1.200 participantes são esperados amanhã na mobilização em apoio aos agricultores

Publicado em 18/02/2015
Por Karin Schmidt

Movimento inclui ato simbólico com distribuição de leite e trancamento do trevo da BR 392, em Guarani das Missões

Mais de 70 municípios da macrorregional que abrange as Missões, Grande Santa Rosa, Planalto Médio e Amuceleiro estarão representados no manifesto em favor da agricultura familiar, na próxima sexta-feira (20/2), em Guarani das Missões. A programação inicia com os pronunciamentos, a partir das 9 horas da manhã, em frente a praça Papa João Paulo II. Na sequência, terá uma caminhada até o trevo da BR 392, que dá acesso ao município de Guarani. Por volta das 13h30min, será realizado o ato simbólico com distribuição de leite e bloqueamento do trevo.

A iniciativa objetiva a soma de esforços de prefeitos, vices, vereadores, deputados federais e estaduais, comerciantes, cooperativas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRs), Emater, Fetag/RS, associações comerciais, imprensa, comunidades e outros apoiadores, para chamar a atenção das autoridades federais e estaduais quanto a medidas imediatas para ajudar os produtores rurais, especialmente aqueles que têm no leite a única fonte de renda. "Está tudo preparado para que possamos obter bons resultados desta grande ação conjunta, em defesa dos agricultores familiares. Pois dependemos do trabalho deles para termos alimentos saudáveis e de qualidade", incentivou João Kleszta, presidente do STR de Guarani das Missões e coordenador da regional Missões I. De acordo com Kleszta, a programação deve encerrar por volta das 14h30min.

Essência da economia
Prefeita anfitriã, Janete Dauek considera o movimento um ato importante e justo, diante da difícil situação em que se encontra o setor. "Em nosso município os agricultores estão sofrendo, principalmente por causa da cooperativa Comtul, que deve a eles em torno de 11 milhões de reais. Também o comércio está sentindo as consequências desta crise, pois a agricultura familiar é a essência da economia do nosso município e da região", enfatizou a prefeita guaraniense. Em solidariedade ao evento, Janete Dauek informou que o setor administrativo da Prefeitura Municipal de Guarani das Missões estará fechado a partir das 10h30min.

Sensibilizar os governos

Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo pede que toda a população missioneira, especialmente os prefeitos e equipes, participem da mobilização. "Este é o momento de mostrar que a região é forte, unida e que valorizamos nossos agricultores. É de mãos dadas que conseguiremos sensibilizar os governos federal e estadual. Por isso, contamos com o apoio dos 26 municípios da AMM, na manhã da próxima sexta-feira", clamou Junaro, que também é vice-presidente do Corede Missões.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS