CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Voos do aeroporto regional de Santo Ângelo serão retomados em março de 2016

Publicado em 16/11/2015
Por Karin Schmidt
Presidentes da AMM (direita), AMUPLAM e AMGSR

Garantia foi do governo estadual em mobilização histórica da AMM, AMGSR e AMUPLAM

Encontro integrado de lideranças da região das Missões, Grande Santa Rosa e Planalto Médio teve êxito. As obras do aeroporto regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, devem ser concluídas até o dia 31 de dezembro, e os voos voltarem a operar em março do próximo ano. A promessa foi do secretário estadual adjunto de Transportes, engenheiro Humberto Caruso, e da diretora do Departamento Aeroportuário (DAP), engenheira Lígia Neves, que representaram o secretário Pedro Westphalen, durante audiência pública realizada na sexta-feira (13/11), no auditório da URI-Santo Ângelo.

O prazo para encerramento dos serviços foi estipulado de acordo com o cronograma do governo do RS e da empresa Cotrel, responsável pelas obras. Segundo divulgação na imprensa, a empresa Azul Linhas Aéreas tem interesse em operar voos diários a partir de 18 de fevereiro de 2016.

Esforço macrorregional
O evento foi promovido pelas Associações de Municípios das Missões (AMM), da Grande Santa Rosa (AMGSR) e do Planalto Médio (AMUPLAM), com o objetivo de cobrar providências das autoridades estaduais e federais, mostrando que as três regiões estão unidas pelo término dos serviços de revitalização do aeroporto regional Sepé Tiaraju, em obras há mais de quatro anos. Juntas, a AMM, AMUPLAM e AMGSR totalizam 57 municípios e uma população estimada em 700 mil habitantes. Por sua localização estratégica o aeroporto de Santo Ângelo atende as necessidades das três regiões, que compreendem o Noroeste gaúcho.

Data histórica
“A data de hoje é histórica. O consenso macrorregional em prol do aeroporto Santo Ângelo demonstra a força de três regiões, que atuam mobilizadas pelo desenvolvimento econômico, social e sustentável de todos os municípios das Missões, Grande Santa e Planalto Médio”, ressaltou Angelo Fabiam Duarte Thomas, presidente da AMM e prefeito de Giruá.

De igual forma avalia Olívio José Casali, prefeito de Três de Maio e presidente da AMGSR. “Esta audiência pública provou que é possível sim, sensibilizar autoridades estaduais e federais. Estamos todos juntos neste firme propósito de que, em março de 2016 iremos reinaugurar o aeroporto regional Sepé Tiaraju”, pontuou Casali.

Na opinião do presidente da AMUPLAM, Fioravante Batista Ballin, a reunião foi bastante positiva e esclarecedora. “Os engenheiros Caruso e Lígia tiraram dúvidas e informaram o prazo de execução para finalização das obras, e restabelecimento dos voos. Acredito que depois desta mobilização de hoje, o Estado dará a devida atenção para a situação do aeroporto regional de Santo Ângelo”, destacou Ballin, que é prefeito de Ijuí.

Eixos de desenvolvimento
Os dirigentes da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, da AMUPLAM, Fioravante Batista Balin, e da AMGSR, Olívio José Casali, fizeram questão de afirmar que este foi o primeiro encontro, de muitos que ainda virão. A partir da audiência pública pela conclusão das obras do aeroporto, as três associações regionais vão trabalhar unidas para viabilizar outras pautas conjuntas que dialoguem com todos os eixos de desenvolvimento, nas áreas da educação, saúde, agricultura, infraestrutura, e demais setores fundamentais para impulsionar o crescimento local e regional.

Segundo Thomas, o anúncio do governo do Estado de que em 45 dias serão concluídas as obras do aeroporto missioneiro, a preços competitivos, conectará a região com a Europa, com o centro do país e com o mundo, além da proximidade em uma hora da capital gaúcha. “O Estado veio até aqui, nos trouxe uma posição, assumiu o compromisso e nos deu o indicativo de que será cumprida a ordem de encerramento das obras dia 31 de dezembro. Claro que algo pode dar errado, mas não podemos regrar nossas vidas pela exceções”, observou o prefeito giruaense.

Voz das comunidades
Angelo Fabiam Duarte Thomas, que conduziu a audiência pública, com a imprescindível colaboração dos colegas Fioravante Batista Ballin, Olívio José Casali e demais autoridades presentes, agradeceu a participação dos engenheiros Humberto Caruso e Lígia Neves, dos prefeitos, vices, imprensa, lideranças políticas, empresariais, militares, civis, vereadores, universidades, Coredes, Comudes, e o empenho do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que não pode comparecer no evento, mas esteve muito bem representado.

“Somos a voz das comunidades. E o que nós queremos e precisamos é que os auditórios estejam sempre cheios de autoridades e entidades, para sabermos que a sociedade está em sintonia com a forma de atuação de seus representantes, nas lutas regionais”, constatou Fabiam.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS