CARREGANDO
Boa Noite | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Prefeito de Rolador será o representante da AMM na Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico

Publicado em 12/03/2015
Por Karin Schmidt

Dia 25 deste mês, prefeitos missioneiros voltam a se reunir com o secretário de Transportes para tratar dos acessos e rodovias da região

A luta pelos acessos asfálticos em cinco municípios missioneiros ganhou reforço. O prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, será o representante da Associação dos Municípios das Missões (AMM) junto à diretoria da Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, que foi formada na quarta-feira (11/03), na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Porto Alegre. A comissão vai trabalhar pela concretização das ligações asfálticas, fundamentais para o desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado. Prefeito de Giruá e um dos vice-presidentes da Federação, Fabiam Thomas também esteve presente na reunião de escolha da diretoria.

Primeiras ações
A prioridade da comissão, integrada por dez prefeitos de diversas associações regionais, será direcionada aos 65 municípios gaúchos que não têm nenhuma ligação pavimentada. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul possui, ao todo, 125 cidades sem acesso asfáltico, conforme aponta levantamento da Famurs.

Solicitação de um diagnóstico ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) sobre as condições de cada um destes municípios, estão entre as metas do grupo. De posse desse estudo, a Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, que será presidida pelo prefeito de Dois Irmãos das Missões, pretende exigir do governo do Estado a conclusão das obras já iniciadas e outras providências.

Situação na região
As entradas dos municípios de Garruchos e Pirapó ainda não têm nenhuma obra iniciada. Em Rolador e Ubiretama, as obras estão paralisadas. Na região das Missões, o acesso ao município de Eugênio de Castro é o único em que os serviços de asfaltamento estão em andamento. "É com a soma de esforços que conseguiremos avançar nesta luta da AMM, que se arrasta há mais de 40 anos, para viabilizar a pavimentação nos acessos aos cinco municípios missioneiros", salientou Paulo Peixoto. O prefeito de Rolador informou que no próximo dia 25 de março, lideranças da região estarão novamente em audiência com o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, na Capital gaúcha. Além dos acessos asfálticos, a pauta do encontro inclui a recuperação das rodovias da região das Missões.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS