Ana Amélia Lemos (PP), Tarso Genro (PT) e Vieira da Cunha (PDT) também foram convidados para apresentar propostas e dialogar com os representantes da região das Missões
Os prefeitos, vices, vereadores, e outras lideranças que fazem parte da Associação dos Municípios das Missões (AMM) terão uma oportunidade especial para conversar pessoalmente com os candidatos ao governo gaúcho, na próxima semana, dias 17 e 18, em Porto Alegre. Nestes dois dias acontecerá a reunião mensal da Associação que, tradicionalmente, no mês de julho ocorre na sede da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs). Os prefeitos missioneiros vão se reunir com autoridades federais e estaduais em busca de soluções e agilização das demandas municipais e regionais. Neste ano, o diferencial será a presença dos candidatos ao governo do Estado, que foram convidados para dialogar com os chefes do Executivo sobre as propostas de seus respectivos partidos para o fortalecimento dos municípios gaúchos e da região das Missões.
As lideranças missioneiras estão interessadas em ouvir dos candidatos ações do programa de governo, principalmente nos setores que mais envolvem os 26 municípios da Associação. O candidato do PMDB, ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, já confirmou participação no dia 17 às 14 horas, na abertura da reunião. Ainda estão sendo acertadas as presenças dos candidatos Ana Amélia Lemos (PP), Tarso Genro (PT) e Vieira da Cunha (PDT). "Queremos saber qual o compromisso e os projetos dos candidatos com o municipalismo, em especial para o desenvolvimento da nossa região e do Estado", explicou o presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo. Todas as reuniões, que começam às 14 horas do dia 17, e às 9 horas do dia 18, com término previsto para o meio dia, serão realizadas no auditório da Famurs.
Efetivo de policiais e outros pleitos
Também já confirmaram presença na assembleia da Associação o presidente da Federação das Associações de Municípios do RS, Seger Menegaz, e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulskoski que vão falar sobre as lutas municipalistas. Agilização das obras asfálticas nos acessos e rodovias; alternativas de apoio para recuperação das perdas no setor agrícola e recuperação das estradas, em razão das enchentes que afetaram os municípios das Missões; como está a revisão da Resolução 64 da Secretaria estadual de Saúde, que trata sobre destinação de recursos aos hospitais de pequeno porte, são assuntos que terão destaque nas negociações da assembleia da Associação.
O presidente da AMM pretende aproveitar o encontro na Famurs para incluir na pauta de discussão a possibilidade levantada pelo comandante geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes de levar um efetivo de policiais do interior do Estado para atuar na Capital gaúcha, por tempo indeterminado. A preocupação do dirigente da Associação é de que os municípios missioneiros tenham uma perda ainda maior de profissionais nesta área, criando um clima de insegurança nas cidades interioranas. “Os crimes e contravenções acontecem em todos os municípios, inclusive nos menores. Estamos sofrendo com este problema assim como os grandes centros, por isso não podemos ficar desguarnecidos”, explicou Junaro Rambo Figueiredo
Mais convidados
Também estão sendo esperados para o encontro com os gestores municipais o diretor geral do Daer; os secretários estaduais de Saúde, de Agricultura; de Infraestrutura; o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam); do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas; integrantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Planejamento (MP); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Caixa Econômica Federal (CEF)), entre outras autoridades e representantes de órgãos federais e estaduais.