CARREGANDO
Boa Tarde | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Emoção e homenagens marcam início das obras de requalificação do Som e Luz

Publicado em 27/05/2014
Por Karin Schmidt

Apresentação do atual espetáculo não vai parar durante serviços de melhorias

Os serviços de requalificação do espetáculo Som e Luz, em São Miguel das Missões já começaram, mas a apresentação diária continua normalmente, sem nenhuma alteração na exibição do show, que atrai milhares de turistas de várias partes do mundo. A previsão para a conclusão das obras é até o fim do ano, mas se depender do esforço da equipe que está realizando o serviço, até o mês de outubro tudo estará finalizado. O lançamento oficial do processo de revitalização ocorreu na tarde do dia 26 de maio, dentro do Sítio Arqueológico e contou com a presença de representantes de toda a região.  No projeto completo de revitalização, que iniciou em 2009, estão previstos investimentos da ordem de R$ 2 milhões, a maior parte financiada pelo BNDES. Ainda faltam R$ 600 mil, que estão sendo buscados junto às autoridades federais, em Brasília.

Para o prefeito anfitrião, Hilário Casarin, que é vice-diretor do Detur/Funmissões, a requalificação do Som e Luz também se deve ao apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). "Se hoje temos um patrimônio preservado é graças ao apoio destas duas entidades, que contam com profissionais que acreditam nesta história de mais de 300 anos", destacou Casarin evidenciando que cada um dos 26 municípios que compreendem a AMM devem apostar em ações que promovam suas potencialidades turísticas. "Temos que acreditar e juntos, ninguém nos vence", incentivou o prefeito de São Miguel. Esta opinião é compartilhada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito Junaro Figueiredo. Ele fez questão de lembrar que foi em razão do trabalho conjunto dos guaranis e jesuítas que a região tem uma história tão linda, com reconhecimento internacional. "Vamos continuar aprendendo com eles e nos unir para que, juntos, possamos realizar iniciativas integradas capazes de garantir o bem estar do povo missioneiro em todos os setores, em especial no turismo”, enfatizou.

Divisor de águas na economia regional

Também a diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia está confiante de que esta modernização no espetáculo representará um novo momento para a região. "Que a modernização do espetáculo do nosso maior patrimônio histórico, cultural e artístico, que são as Ruínas de São Miguel, seja um divisor de águas para alavancar o setor do turismo e fomentar a economia regional", defendeu, ao lembrar que "cada um dos municípios missioneiros têm seus atrativos turísticos, seja o religioso, ecológico, cultural, aventura e tantos outros. Precisamos apenas trabalhar para que sejam valorizados e explorados. Que o dia de hoje se transforme no pontapé inicial para muitas outras ações voltadas ao turismo das Missões", ressaltou Rosane Grabia.

Homenagem à nação guarani

O presidente do Instituto Iguassu Missiones, Marconi Flach, explicou aos convidados que a troca por equipamentos mais modernos, além de enriquecer a apresentação, vai permitir um menor consumo de energia. "Com as novas tecnologias teremos um espetáculo também nos idiomas  inglês e espanhol, com lâmpadas de led e  um gerador para o caso de faltar luz", disse. Para ele, "com certeza, a nova iluminação do Som e Luz será uma homenagem à nação guarani e desse legado que está tendo continuidade, mantendo viva na memória da população a história deste povo e dos jesuítas que aqui estiveram ajudando no desenvolvimento da região”.

Momento de fé

Fez parte da solenidade de lançamento das obras de revitalização uma benção especial do padre Inácio Fingler, pároco de São Miguel das Missões, que expressou: "a cada vez que assistimos o Som e Luz percebemos algo novo neste local que recebe diariamente visitantes do mundo todo". Ele abençoou a água, que foi brindada entre todos os convidados. Representando as benzedeiras de São Miguel, Alzira de Oliveira pediu proteção a todos que visitam as Ruínas de São Miguel, independente da crença. Participaram da festa famílias de índios guaranis, representantes do Iphan, Ibran, prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, imprensa regional, empresários e comunidade missioneira.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS