A Rota Missões participou em Gramado nesta edição do FESTURIS, em dois stands - Como cooperado no stand oficial do Estado do Rio Grande do Sul e em parceria com a Operadora de Turismo Galápagos. O grupo missioneiro contou com mais de 20 pessoas, que se deslocaram da região para promover nosso destino, através de especial incentivo da FUNMISSÕES, com a participação do Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio da Missões Puranci Barcelos dos Santos, Prefeito de Entre-Ijuís Brasil Antônio Sartori, acompanhado da Primeira-dama Iara Sartori, gestores municipais, empreendedores e equipe da AMM/FUNMSSÕES, que durante os três dia de feira, com muito entusiasmo e incansavelmente mostraram para todo o trade turístico e participantes do evento, as belezas da ROTA MISSÕES, os principais atrativos e os roteiros, que são uma verdadeira viagem no tempo.
Renovada e acompanhando as transformações do mercado, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) chega à sua 31ª edição - a primeira de um novo ciclo. O evento se reinventa com novidades todos os anos, motivo pelo qual é considerada pelo trade a mais importante feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul. O FESTURIS aconteceu de 7 a 10 de novembro de 2019, reunindo profissionais com alto poder de decisão na Serra Gaúcha - oportunidade ímpar para geração de negócios e networking.
Mais de 2 mil marcas dos mais diversos segmentos presentes no evento. São mais de 4 mil agentes de viagens credenciados, número que segue crescendo. A internacionalização é outra característica do FESTURIS, que deve superar os 60 destinos internacionais com representantes da América Latina, Caribe, Europa, África e Ásia.
“Neste novo ciclo do FESTURIS, a principal bandeira é provocar a conectividade e a aproximação dos mercados, buscando sempre a qualificação do agente de viagens e a geração de resultados diante da nova economia que vivemos. Somos uma grande plataforma de conexão entre diferentes mundos e nos sentimos felizes por fortalecer a indústria turística”, destaca Zorzanello.
Entre as novidades desta edição foi o lançamento do espaço Wedding, específico para o segmento de casamentos, núpcias e luas de mel. Todos os estandes foram vendidos com dois meses de antecedência. O espaço Termalismo e Bem-estar é outro a ser lançado, percebendo que cada vez mais pessoas têm sua qualidade de vida impactada com os benefícios das águas termais e minerais. O turismo de negócios e as inovações tecnológicas que transformam o setor também levaram à reformulação do espaço MICE & Experience.
A hotelaria também teve grande destaque neste ano, após reduzir sua participação em feiras ao longo da última década. São mais de 70 empreendimentos do setor hoteleiro (pousadas, redes nacionais e internacionais), triplicando o número do ano passado. O FESTURIS mescla a manutenção de grandes players à renovação, com cerca de 40% de novas marcas que buscam visibilidade internacional no mercado turístico.
MERCADO TURÍSTICO REUNIDO EM GRAMADO
O FESTURIS iniciou com uma solenidade de abertura glamourosa, inovadora e representativa. Autoridades governamentais e personalidades do mercado turístico estiveram reunidos no dia 7 de novembro, no Palácio dos Festivais. Gramado apresentou além de grandiosos espetáculos natalinos também é palco dos maiores negócios da indústria turística.
“Nos sentimos muito honrados em poder ser palco de debates e negócios do setor de viagens e turismo, hoje em nível mundial. É um momento ímpar para estar em Gramado, pois agregado aos negócios da feira, a cidade está vivendo seu momento mais bonito que é o Natal Luz, toda enfeitada recebendo os players do turismo sempre com grandes novidades”, salienta a CEO FESTURIS, Marta Rossi.
FESTURIS TERMINA COM RECORDES E EXPECTATIVAS PARA 2020
A 31ª edição do Festuris terminou no início da noite deste sábado (9), em Gramado (RS), com números recordes que fizeram o diretor da principal feira de Turismo do Sul do País, Eduardo Zorzanello, considerá-la “a melhor já realizada na história”. Ao todo, 17 mil credenciais foram emitidas e 11 mil visitantes passaram pelos corredores do Serra Park durante os dois dias nos quais 2,7 mil marcas puderam expor seus atrativos, o que representou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
“Esta foi a melhor edição de todos os tempos, e quem diz isso são os nossos clientes, que são os expositores. Nosso papel é provocar essa interlocução entre os players do Turismo, girando a economia e deixando um legado para a sociedade, sempre com a responsabilidade social que faz parte do DNA da nossa empresa”, disse Zorzanello.
“Somos um laboratório de eventos e cabe a nós estarmos sempre inovando para melhorar o ecossistema do Turismo, buscando soluções que impactem os negócios e aproximem a Serra Gaúcha das demais regiões do Brasil e do mundo. A cada ano que passa, mais pessoas estão descendo pelo extenso mapa brasileiro para descobrir nossas belezas e nosso espírito hospitaleiro, sempre com o intuito de fechar novos negócios”, acrescentou o diretor do Festuris.
Um dos principais destaques deste ano foi a presença de 65 destinos estrangeiros, o que fez da 31ª edição da feira a mais internacional de toda sua história. Ao todo, 7% dos inscritos chegaram de outros países, enquanto 35% tiveram origem em outras regiões além do Sul brasileiro e do Estado de São Paulo.
“É um momento de muita emoção e agradecimento a todos que fazem o Festuris acontecer. Somos bem-sucedidos porque sabemos a importância de trabalhar com parcerias. Não existe valor maior que a amizade, e a amizade tem a capacidade de gerar e fortalecer negócios”, declarou a sócia-fundadora do Festuris, Marta Rossi.
Em 2020, o Festuris será realizado entre os dias 5 e 8 de novembro. Em janeiro, dois novos espaços destinados ao Turismo segmentado serão apresentados pela organização da feira.