CARREGANDO
Boa Noite | sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artesã de São Miguel das Missões, Dalva Mothci, é destaque no 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina é finalizado, diz Emater/RS

Artesã de São Miguel das Missões ganha três primeiros lugares em Concurso Estadual.
Publicado em 23/11/2020
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Terminou na tarde de quinta-feira (19) o 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, que teve transmissão ao vivo e simultânea Facebook e Youtube do Programa Rio Grande Rural da Emater/RS-Ascar.

De acordo com a extensionista Ivanir Argenta, neste momento diferente que se está vivendo com a pandemia da Covid-19, sentiu-se a necessidade de motivar os artesãos na produção e criação de peças novas. Surgindo assim a ideia do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina no município de Arroio Grande, através do colega extensionista rural social Fabio Ribeiro. Frente à avaliação dos resultados obtidos neste município e o anseio dos artesãos para participarem de atividades semelhantes, esta proposta foi levada a outras regiões através de etapas municiais, microrregionais e regionais para assim chegar a Etapa Estadual, que foi realizada na quinta. Conheça os vencedores na página do facebook da Emater/RS-Ascar.

Cinco jurados escolheram as melhores peças em oito categorias: Acessórios, Mantas, Xergão, Poncho, Colete, Blusão, Casaco e Peças em geral e dois destaques: Jovem Artesão Rural e Inovação. No evento foram apresentadas 81 peças, de 33 artesãos, de 22 municípios de sete regiões: Bagé, Caxias do Sul, Lajeado, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa. Durante todo o concurso, iniciado em abril, foram inscritas 269 peças, de 171 artesãos, de 39 municípios destas regiões. 

O artesanato em lã ovina agrega uma alternativa de renda a quem se dedica. Muitas vezes com o aproveitamento da matéria prima existente na propriedade. A Dalva Mothci ao longo destes anos de trabalho com a lã, assim como as outras artesãs, é um exemplo de mulher rural que complementa a renda da família, resultando uma boa autoestima e o seu empoderamento nas decisões da propriedade.

A artesã demonstrou grande alegria pela premiação no concurso, com o reconhecimento a nível estadual do seu trabalho e é grata pelo apoio recebido do escritório local da Emater.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS