CARREGANDO
Bom dia | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Avançam as possibilidades para construção da ponte internacional em Porto Xavier

Publicado em 24/08/2014
Por Karin Schmidt

AMM continua atenta ao anúncio do resultado dos estudos previsto para dezembro, e aguarda  definição sobre data da reunião em Buenos Aires, conforme estabelecido com o ministro dos Transportes.

O vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, transmitiu aos colegas prefeitos novidades que vão beneficiar toda a região missioneira. Segundo revelou Sommer, na assembleia mensal da AMM, em Garruchos, o município de Porto Xavier vai receber um posto da Marinha, e a instalação de Free Shop que servirá para compra de dólares e venda de produtos nacionais e importados. Bastante otimista, ele acredita que “certamente vão aumentar as chances para construção da ponte internacional em nosso município, mas quem ganha é a região das Missões ”, ressaltou o vice-presidente da Associação.

Com o apoio da bancada gaúcha e da Famurs, em julho passado uma comitiva da AMM esteve em Brasília reunida com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e com o diretor do Executivo do DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas. As lideranças missioneiras foram em busca de informações sobre os resultados dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ponte internacional Brasil Argentina, e também sobre a inclusão de um traçado missioneiro no projeto da Ferrovia Norte-Sul. De acordo com o ministro dos Transportes, o resultado da escolha do local para construção da ponte deverá ser divulgado pelo governo federal em dezembro deste ano, assim como do traçado da ferrovia.

Encontro com autoridades argentinas
Na audiência na Capital Federal ficou pré-acertada uma reunião em Buenos Aires, antes de dezembro, com a participação de representantes dos governos brasileiro e argentino, do Itamarati, deputados, Famurs, além de prefeitos da AMM e demais regiões que poderão ser contempladas com a construção da ponte. O objetivo é a uma negociação diplomática entre os dois países para um acordo sobre custos, e escolha das empresas que serão responsáveis pela execução da obra.

O presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, reiterou que os gestores municipais da região estão atentos ao processo, pois as duas obras, Ponte Internacional e Ferrovia, são fundamentais para alavancar o crescimento econômico e social dos municípios missioneiros. “Não vamos deixar que nossas demandas regionais sejam esquecidas. Ao contrário, estamos atuando e acompanhando todas as etapas e mostrando às autoridades federais que vale a pena investir na nossa região, pois o retorno financeiro para todo o Brasil é garantido”, enfatizou o dirigente da AMM.


 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS