Expectativa de público é de mais de 15 mil pessoas, inclusive de outros países. Os peregrinos da Trilha dos Santos Mártires das Missões estarão presentes
Motivados pelo lema 'Santos Mártires, acompanhai-nos na missão', representantes dos 26 municípios missioneiros, de outras regiões, estados e países, numa grande demonstração de fé, vão participar da 81ª Romaria no Santuário do Caaró, no próximo domingo (16/11). Todos os municípios da AMM estão organizando caravanas para garantir a presença dos devotos.
As atividades estão previstas para iniciarem às 9 horas da manhã, com a abertura da Romaria e a Via Sacra. A organização do evento é da Diocese de Santo Ângelo com o apoio da Prefeitura Municipal de Caibaté. "A equipe da administração municipal está ajudando com serviços de limpeza e outras melhorias para bem receber todos os visitantes", avisou o prefeito anfitrião, Sérgio Birck dizendo que conta com a presença dos colegas prefeitos, familiares e respectivas comitivas da região das Missões.
Birk lembrou ainda que o Santuário do Caaró é um dos pontos turísticos religiosos mais importantes do país, por isto a importância do local para os milhares de católicos. A Romaria reverencia a memória dos três Santos Mártires: Padre Roque Gonzales, Padre Afonso Rodriguez e Padre João Del Castillo.
Guardião do Santuário
De acordo com o padre Danilo Hertz, responsável pelo Santuário do Caaró e considerado guardião do local, o evento, que congrega toda a região missioneira em torno da vida e morte dos três santos mártires: Roque, Afonso e João serve também para recordar o trabalho e a herança jesuítica que eles deixaram na região. "É importante entendermos que o trabalho religioso dos missionários é sempre voltado à vida e dignidade, e nosso dever é continuar esta missão", explicou o padre Hertz acrescentando que são esperados mais de 15 mil devotos dos municípios da AMM, outras regiões, estados e países vizinhos como Argentina e Uruguai. Um dos momentos especiais para os fiéis será a participação dos peregrinos da Trilha dos Santos Mártires das Missões, conduzidos pelo professor e historiador, Sergio Venturini, coordenador da trilha.
Programação
9 horas - Abertura da Romaria e Via Sacra
10 horas - Missa tradicional
12 horas - Intervalo para almoço
13 horas - Tribuna Artística com apresentações de talentos locais
15 horas - Benção da Saúde e encerramento