CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Crescimento social e cultural de São Paulo das Missões marcou abertura oficial da 12ª Expofesp

Publicado em 10/05/2015
Por Karin Schmidt

O projeto Caminho das Missões que retratou as potencialidades dos 26 municípios da AMM, foi um dos grandes destaques do evento

Um marco dos 49 anos da rica e valorosa história de São Paulo das Missões em que muitas pessoas trabalharam, incansavelmente, para construir um município promissor nas mais diferentes margens sociais e culturais. Assim foi a definição da prefeita anfitriã, Noeli Borré Ruwer, para a representatividade da 12ª Expofesp.

A feira, que teve sua abertura oficial na tarde do dia 8 de maio, contou com a presença de grande público e autoridades. "Esta exposição sempre foi coroada de êxito. Estamos aqui motivados pelo sentimento de alegria e muito orgulho, Nós, do poder público, precisamos de todas as forças vivas do nosso município", disse a prefeita.

Ela agradeceu a todos aqueles que atuaram com disposição e comprometimento garantindo o sucesso de mais uma edição do evento. "Também queremos expressar nossa gratidão a todos os ex-prefeitos de São Paulo das Missões, que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da bela história deste Cantão Suísso das Missões", homenageou Noeli Borré Ruwer, que fez questão de ressaltar a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo do município, sempre unidos na viabilização de ações que promovam melhorias à população paulistana.

Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas destacou a participação expressiva de prefeitos da AMM, Grande Santa Rosa e Alto Jacuí. "Sairemos daqui com a certeza de que a nossa presença era aguardada e que somos convidados especiais. O que torna esta festa ainda mais grandiosa é saber que não somente as pessoas que estão no palanque oficial são tratadas desta forma, mas toda a comunidade de São Paulo das Missões", disse Fabiam, que é prefeito de Giruá.

Organização impecável
O dirigente da Associação evidenciou que, tecnicamente, seria impossível a qualquer município realizar feiras, por questão financeiras orçamentárias. Ele explicou que esta é quase uma tarefa proibida aos gestores, porque não existe disponibilidade de recursos para que os municípios possam ajudar as associações comerciais, o comércio impulsionar suas vendas e expor seus produtos. "Aqui estamos vendo uma feira impecável graças a superação por parte de um grande município, que tem muito a nos ensinar", ressaltou Thomas acrescentando que a forte presença dos prefeitos da AMM demonstra o carinho por uma prefeita amiga, e também por São Paulo das Missões.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, lembrou que a Secretaria está ao dispor dos 26 municípios da AMM. "Temos um compromisso com o fortalecimento do turismo das Missões. Fazer com que os atrativos turísticos missioneiros se desenvolvam com a mesma intensidade de outras regiões do Estado, que estão á frente no turismo", reiterou Juvir Costella.

Mostra Cultural
Uma das grandes novidades inseridas na programação da 12ª Expofesp foi a Mostra Cultural, que lançou o projeto Caminho das Missões, retratando um pouco sobre a história de cada um dos 26 municípios pertencentes a AMM. O objetivo da iniciativa é a valorização da cultura missioneira com ênfase na expansão dos municípios no cenário cultural.

Na Mostra Cultural teve um espaço individual para todos os municípios missioneiros, banner com fotos belíssimas ilustrando os principais pontos turísticos locais, artesanato e apresentação de um portfólio com a história resumida de cada um deles. A 12ª Expofesp encerrou as festividades no domingo (10/05), com a participação de grande número de visitantes, que se encantaram com os inúmeros atrativos do evento.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS