CARREGANDO
Boa Tarde | sexta-feira, 19 de abril de 2024

GESTÃO DE TURISMO REGIONAL É QUALIFICADA COM A CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Consultor de Turismo Carlos Augusto Alves inicia trabalho de apoio a qualificação da gestão do turismo nos municípios missioneiros.
Publicado em 21/07/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Planejar estrategicamente, para o desenvolvimento do turismo regional na Rota Missões, consiste nas finalidades e objetivos do Departamento de Turismo – DETUR/FUNMISSÔES e prevê atividades, utilizando recursos e meios que permitirão atingi-los, com o engajamento e trabalho da diretoria e participação ativa de todos os gestores municipais associados.
Neste contexto, a contratação de uma consultoria especializada na área de turismo, com experiência e conhecimento da região, apresenta-se como ferramenta imprescindível ao norteamento de ações, da estruturação e da implementação de projetos. Propõe-se a contribuir para um trabalho a ser realizado através de esforços coletivos com vistas à interação dos diversos setores e agentes envolvidos no processo de regionalização do turismo, delineando a orientação estratégica para a articulação e a mobilização dos atores territoriais e de parceiros para a execução dos projetos de organização turística regional, através da parceria público/privada.
Levando em conta as dimensões da Rota Missões, formada por 26 municípios, com uma rica história, cultura e diversificada formação étnica, tem se observado a carência de integração intermunicipal para o desenvolvimento turístico, implantação de novos roteiros, qualificação de atrativos e promoção do destino. A finalidade de regionalizar a implementação de programas buscando um desenvolvimento tanto ordenado, quanto sustentável, tem direcionado as discussões do Comitê Gestor do Turismo Missioneiro e assim a Funmissões, que desde 2002 com a implantação da Rota Missões em uma parceria com o Sebrae, iniciou o trabalho do Detur na região, busca mobilizar os 26 municípios através de sensibilização do poder público, trade turístico, empreendedores e comunidade. Desde aquela época temos uma região motivada e envolvida, porém nota-se que é necessário a cada novo início de mandato, devido a troca dos atores do setor público, qualificar esse projeto e buscar ações que promovam a continuidade do desenvolvimento, de forma que toda a região esteja trabalhando de forma conjunta e integrando ideias.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS