CARREGANDO
Boa Noite | quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

TURISMO COMO UM FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Produto turístico de integração dos países do Mercosul – Caminho das Missões.
Publicado em 15/09/2019
Por Izabél Cristina Ribas

 O turismo é uma força econômica das mais importantes do mundo. Nele ocorrem fenômenos de consumo, originam-se rendas, criam-se mercados nos quais a oferta e a procura encontram-se. Os resultados do movimento financeiro decorrentes do turismo são por demais expressivos e justificam que esta atividade será incluída na programação da política econômica de todos os países, regiões e municípios.

O Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, propõe uma jornada de autoconhecimento e de contato com a realidade do passado missioneiro, percorrendo parte das antigas estradas dos jesuítas e guaranis. E mais que tudo, propicia uma integração com o atual povo das Missões, que encanta por sua hospitalidade, autenticidade e solidariedade, fazendo desta peregrinação um motivo muito forte para tornar possível a busca da “Terra Sem Males” em um sonho realizável no interior de cada um.

É um roteiro místico/cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto - urbano e rural - das Missões Jesuíticas, cujos remanescentes encontram-se, hoje, situados em parte do território missioneiro do Brasil, Argentina e Paraguai.

As antigas trilhas guarani, os caminhos dos 30 Povos Missioneiros e as velhas estradas dos tropeiros serviram de orientação para o traçado do roteiro que agora se apresenta como uma jornada de ´peregrinação mística, pesquisa, lazer ou esporte.

O Caminho das Missões é a integração dos Povos da Nação Missioneira, unindo os três países.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS