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Semana do Patrimônio Cultural impulsiona o Turismo nos Municípios

Publicado em 31/08/2020
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

No dia 17 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro. Vários Estados e Municípios brasileiros celebram a data com atividades ao longo do dia e da semana.

A área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o turismo é uma prática social, e é uma das principais atividades econômicas geradoras de renda e de empregos no Município. Dentre os diversos segmentos da atividade turística, o Turismo Cultural se caracteriza por possuir como principal atrativo a preservação da cultura humana, a valorização da história dos povos ancestrais, do cotidiano dessas pessoas, dos saberes e fazeres que compõem a memória de uma comunidade ou de um Município.

Para a CNM, a vontade de conhecer lugares históricos e culturas diferentes impulsionam a busca por esse tipo de turismo nos Municípios. E durante a semana do Patrimônio Cultural, várias ações são realizadas em diversos Municípios brasileiros e o incentivo ao Turismo Cultural é uma delas.

A entidade destaca que essa é uma grande oportunidade de evidenciar o Município, principalmente neste momento de pandemia, onde as viagens internas e de curta duração estão priorizadas, a relação entre turismo e patrimônio cultural geralmente ocorre nos centros históricos dos Municípios, e vão além de visitar museus, o turista vai em busca de lugares onde a memória habita. O Turismo nos Municípios ocorre até mesmo em passeios por zonas urbanas do Município, onde a própria cena reforça os atrativos culturais.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) sobre a caracterização e o dimensionamento do turismo doméstico no Brasil revelou que o turismo cultural ocupa o terceiro lugar no ranking de motivação para a realização de viagens domésticas, além disso, a cultura brasileira é uma das principais motivações da demanda turística internacional. Os aspectos culturais são representados pelo patrimônio material, imaterial e natural.

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