CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

AMM dará atenção especial para revitalização do espetáculo Som e Luz

Publicado em 20/09/2013
Por Karin Schmidt

A comemoração dos 30 anos do Patrimônio Mundial da Humanidade em São Miguel das Missões esteve entre os assuntos da última assembleia, assim como a questão do turno único nas prefeituras


Os prefeitos que integram as 26 cidades da Associação dos Municípios das Missões (AMM) aprovaram, na assembleia realizada conjuntamente com a Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) na quinta-feira, dia 19 de setembro, em São Paulo das Missões, que caberá a cada prefeitura individualmente decidir implantar o turno único de trabalho e por quanto tempo. Alguns municípios já aderiram à medida desde junho deste ano, outros começam a partir de outubro, além daqueles que, por enquanto, não vão optar por esta alternativa como uma forma de contenção dos gastos. Essa questão foi o último item da extensa pauta de assuntos analisados no encontro para ajudar os municípios a fortalecerem as respectivas economias, garantindo o crescimento sustentável da região. Entre os temas em debate estiveram também o projeto de revitalização do espetáculo Som e Luz em São Miguel das Missões, e as festividades alusivas aos 30 anos do Patrimônio Mundial da Humanidade, que terão caráter nacional e internacional.

30 anos de Patrimônio Mundial da Humanidade
No Brasil existem atualmente 12 patrimônios históricos da Humanidade e São Miguel das Missões é o único patrimônio na região sul do país, razão suficiente para que todo o Estado proteja esta herança cultural. "Precisamos nos unir em defesa dos interesses da nossa cultura e do nosso turismo", destacou o prefeito de São Miguel, Hilário Casarin, pedindo o apoio da AMM na festa de comemoração dos 30 anos de tombamento que vai acontecer de 04 a 13 de dezembro deste ano. Segundo o prefeito estão sendo convidadas autoridades de todo Brasil e até do exterior, inclusive a presidente Dilma Rousseff, que já sinalizou a possibilidade de participar do evento. E no dia 09 de dezembro, data oficial do tombamento, a programação inclui uma reunião de trabalho sobre cultura e turismo com todos os prefeitos missioneiros.


Modernização do Espetáculo Som e Luz
Hilário Casarin também ressaltou a importância da AMM ajudar na revitalização do espetáculo Som e Luz que há mais de 35 anos é propriedade de São Miguel das Missões e precisa de cuidados urgentes, sob pena de parar de funcionar. "Precisamos de recursos no valor de 15 mil reais para que possamos melhorar as condições de funcionamento do espetáculo com equipamentos novos, enquanto ainda é tempo", alertou Casarin, lembrando que sem este atrativo haverá uma queda de 70 por cento no turismo das Missões. Representando a Funmissões e o Instituto Iguassu Misiones, que fará os trabalhos de modernização,  Paula Burin evidenciou que o Som e Luz, por ser o único atrativo turístico noturno nas Missões, garante a permanência mais prolongada dos visitantes em toda região. A solicitação foi aprovada por unanimidade e a Associação dos Municípios das Missões vai ajudar, mediante avaliação da secretaria executiva da entidade, quanto aos procedimentos legais de como destinar a verba para os serviços de revitalização. 


AMM e AMGRS unindo forças
A assembleia em São Paulo das Missões também contou com a presença da presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGRS), prefeita de Porto Vera Cruz Vanice de Matos, que fez questão de manifestar apoio às reivindicações dos colegas da AMM. "Precisamos estar cada vez mais unidos em associações e em federações. Sozinhos ficamos vulneráveis a todas as pressões que vêm do judiciário, do Ministério Público, com Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), seja na educação infantil ou em tantas outras áreas que temos sob a nossa responsabilidade", acrescentou Vanice. Prefeita anfitriã do encontro, Noeli Ruwer presenteou o secretário executivo Alberto Laureano Schoffen, fundador da Associação dos Municípios das Missões. "O nosso agradecimento especial ao senhor Laureano que desde o início tem ajudado a todos nós prefeitos", homenageou a prefeita. Todos os prefeitos que estavam no evento receberam uma cesta com produtos típicos do município, conhecido como a cidade das orquídeas.


Valorizando as tradições gaúchas
Noeli Ruwer também enfatizou a importância da AMM na luta para viabilizar as necessidades das prefeituras. "Encontramos na nossa Associação a força e a vontade de nos tornarmos grandes e fortes. Com certeza de mãos dadas chegaremos a um final satisfatório para os nossos municípios e especialmente para as nossas comunidades", concluiu. Em homenagem as comemorações da Semana Farroupilha e do Dia do Gaúcho, a prefeita anfitriã e a maioria dos convidados estavam vestidos à caráter. O encontro teve início às 9 horas da manhã, com uma belíssima apresentação de artistas locais que interpretaram a música Querência Amada e terminou com um almoço de confraternização no CTG Sentinelas do Comandaí. A próxima assembleia mensal da AMM será realizada no dia 18 de outubro, no município de São Borja.

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS