CARREGANDO
Boa Tarde | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Turismo missioneiro é destaque na Expotur Sul, em Canela

Publicado em 28/03/2014
Por Karin Schmidt
Diretor de Eventos do Ministério do Turismo; Diretora do Detur e secretário de Turismo de Santo Ângelo

 O diretor de eventos do Ministério do Turismo ressaltou que as potencialidades turísticas da região das missões têm grande reconhecimento e merecem serem mais exploradas no estado e no país.

A diretora do Departamento de Turismo  (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, e o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Matos, participaram da abertura oficial da Expotur Sul, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 28 de março, no hotel Laje de Pedra em Canela. No evento, que tem programação até amanhã, os atrativos turísticos da região missioneira estão sendo apresentados no estande da Rota Missões, com informações sobre o turismo da região, distribuídos em material gráfico e folders. E os visitantes não param de chegar, inclusive os mais de cem expositores que participam da feira, todos interessados em tirar fotos junto ao banner e saber mais sobre o turismo da região, que tem reconhecimento  por sua religiosidade e  misticismo.

A Expotur Sul tem como objetivo integrar a região das Hortênsias, na serra gaúcha, com os demais destinos do Sul do Brasil e promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando as tratativas de negócios entre os diversos setores do trade e ampliar a comercialização de produtos. Segundo o organizador do evento, o empresário Jairo Murliki, "a expectativa é expandir o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando o contato direto com os mais distintos setores do turismo, facilitar negociações, este é o foco da Expotur Sul”.

A programação da feira inclui Mostra do Turismo de Aventura; Cultural; Gastronômico; espaços destinados para os agentes buscarem propostas de produto que podem ser comercializados em suas cidades; apresentação de Case de Sucessos, entre outros.

Turismo nas regiões de menor alcance

O diretor de eventos do Ministério do Turismo, Marcelo Barella, que esteve na abertura oficial, expressou que tem forte  admiração pela região missioneira e fez questão de mostrar, pessoalmente, que em diferentes ambientes da Expotur Sul, além do estande da região, estão expostas fotos das Ruínas de São Miguel. "Sou apaixonado pelas missões. Já estive na região mais de uma vez e sempre tenho vontade de voltar", contou ele.  Marcelo lembrou que o PIB brasileiro cresceu muito em razão do turismo e citou como exemplo a Jornada Mundial da Juventude, que no ano passado gerou um público de três milhões de pessoas.

Ele disse que "é importante que outros eventos como este sejam realizado, pois são direcionados ao desenvolvimento do turismo das regiões de menor alcance, mas com imenso potencial turístico e que precisam de oportunidades para serem apresentadas". Barella também salientou que não basta atrair o turista, mas fazer com ele volte muitas vezes, por isso, o bom atendimento e acolhida são essenciais.

Fé jesuítica e mística das missões
  
A diretora de turismo da Funmissões, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia pela primeira vez atuou como divulgadora em um estande e ficou satisfeita com a busca por informações. "Estou impressionada com o encantamento e interesse das pessoas que visitam nosso espaço. Percebo que é fundamental que a região esteja representada em eventos que fomentem o turismo. É importante estar aqui para entender melhor  de que forma podemos fortalecer o setor em nossos municípios e também na região ", afirmou ela. 

Também o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Matos entende que é necessária a participação da região em feiras deste porte, que valorizam o turismo. "Precisamos estar presentes nestes eventos para que o nome das missões e o turismo sejam lembrados. Nossa região chama a atenção por sua fé jesuítica e mistica", destacou ele.

Sinalização Turística  Rota Missões

A diretora do Detur aproveitou a presença do representante do Ministério do Turismo no evento e cobrou medidas e apoio financeiro para melhorar a sinalização turística na região. Marcelo Barela explicou que tem uma linha de crédito específica para esta finalidade e no segundo semestre do ano passado o ministério investiu  19 milhões de reais em sinalização em vários estados brasileiros. "Estamos ao dispor para atender e tentar encontrar medidas que ajudem a sanar as questões turísticas  das missões, que ainda têm muito potencial para ser explorado e expandido por todo RS e também pelo país", pontuou o diretor do Ministério de Turismo. Ele foi presenteado pela comitiva missioneira com material de divulgação e um cordão com a cruz missioneira, que simboliza a fé da região.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS