Iniciativa será uma das medidas da Associação para enfrentamento da crise econômica que atinge duramente as prefeituras
Mediante repasses estaduais e federais atrasados e defasados, despesas de folha de pagamento, energia elétrica, combustível, dentre outros gastos que aumentam a cada ano, as prefeituras precisam com urgência de novas fontes para otimizar os sistemas de geração de receitas. Neste sentido, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) vai franquear um curso prático de incremento de receitas, que acontecerá no dia 9 de outubro, na sede da Associação, destinado aos prefeitos, contadores e servidores públicos em geral. “Existem técnicas que ampliam os recursos públicos rapidamente, com ações que já foram testadas e aprovadas em outras localidades. Por isso, decidimos oferecer aos municípios associados todos estes conhecimentos”, explicou o presidente da Associação, prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas.
Este será um dos principais assuntos da assembleia da AMM, que acontecerá na próxima sexta-feira (21), no município de Mato Queimado, e será norteada pelo debate e medidas coletivas que estão sendo implementadas pela Associação, em apoio aos municípios. “Traremos para a região um dos maiores nomes do Estado, na área das receitas públicas municipais, para auxiliar os gestores missioneiros no aumento de suas receitas próprias, e assim, enfrentar a crise financeira com maiores chances de vencê-la”, ressaltou Fabiam, se referindo ao curso que vai ocorrer em outubro, e será ministrado pelo consultor tributário da Famurs, Milton Mattana.
Atuação resolutiva
O dirigente da AMM acrescentou que no campo político será intenso o trabalho da entidade em defesa dos municípios, mas evidenciou que é fundamental atualizar conhecimentos e atuar, enquanto Associação, na aproximação de ferramentas de gestão úteis e resolutivas às prefeituras. “Este é o momento em que os chefes do Executivo, paralelamente à pressão política, precisam colocar em prática novas formas de agir, também no campo técnico”, observou.
Outras pautas
Agenda RS 2030; índices provisórios do ICMS para 2016, que alteram significativamente as finanças dos municípios; deliberações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da AMM; ações do Detur/Funmissões, e próximas etapas do projeto Missões pela Vida, que é conduzido pelas primeiras-damas da região das Missões, integram a pauta do encontro na próxima sexta-feira. Representantes da Assistência Social, secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, também estrão realizando reuniões paralelas. A assembleia geral ordinária da AMM e Funmissões deste mês de agosto terá início às 9 horas da manhã, no Centro de Convivência, junto à Praça Pública do município de Mato Queimado.