CARREGANDO
Bom dia | quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

COMITIVA DE PREFEITOS MISSIONEIROS ESTEVE NA CAPITAL FEDERAL EM BUSCA DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INTERESSE REGIONAL

Publicado em 29/09/2021
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Nos dias 13 a 17 de setembro de 2021, uma comitiva de lideranças missioneiras esteve em Brasília, participando de importantes encontros, reuniões e audiências, com pautas organizadas pelo Gabinete do Deputado Federal Osmar Terra, com o objetivo de buscar recursos para o desenvolvimento de projetos em seus municípios e região.

 

Liderando a comitiva o Vice-presidente da AMM/Funmissões, Prefeito Auri Kochann de Pirapó, acompanhou a extensa agenda que na programação contou com uma visita ao Presidente Jair Bolsonaro que com cordialidade recebeu a comitiva missioneira e colocou sua equipe de governo a disposição dos prefeitos. Na CNM – Confederação Nacional dos Municípios, aconteceu uma reunião com a técnica da área do turismo Marta Feitosa e encontro com o Presidente Paulo Ziulkoski sobre a desemancipação (Rolador e Mato Queimado). No FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foram recebidos pelo Presidente Marcos Lopes da Ponte, onde trataram sobre os recursos disponíveis para a educação nos municípios e PAR 3 e 4. Na SAC – Secretaria da Aviação Civil/Ministério da Infraestrutura, a reunião foi com o Diretor do Departamento de Investimentos Eduardo Henn Bernardi, na pauta o projeto de melhoria no Aeroporto Regional Sepé Tiarajú de Santo Ângelo, onde o Diretor Bernardi informou que o Plano de execução que antecede o projeto está com problemas no encaminhamento e orientou que seja feito uma integração entre a Secretaria de Transportes com a Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul, para auxiliar a empresa contratada na organização do documento, que deverá ser apresentado para a SAC com brevidade, outro assunto foi sobre o Aeroporto de São Luiz Gonzaga, a intenção do município de firmar parceria com o Governo do Estado (responsável pelo aeroporto), para melhorias no local, com o apoio da iniciativa privada. O diretor Bernardi informou que o ministério (também fiscaliza o aeroporto), possui a documentação do local e ressaltou a possível realização do projeto, dando apoio e fortalecendo o sistema viário nacional. Na FUNASA, os representantes da região foram recebidos pelo Presidente Miguel da Silva Marques, o qual passou informações sobre os projetos e programas de saneamento disponíveis para os municípios.

No Ministério da Saúde, uma reunião com o Ministro Marcelo Queiroga e equipe técnica, todos os prefeitos passaram suas demandas e necessidades, e a região apoio a apresentação do Plano Diretor e de Zoneamento Programado do Hospital São Luiz Gonzaga, na busca por recursos para reforma e ampliação do hospital, apresentado pelo Prefeito São-luizense Sidney Brondani. Após as explanações, o ministro ressaltou a união do município em prol de melhorias para o HSLG e também a atuação da comunidade. Queiroga informou que, para 2021, o Ministério da Saúde não possui recursos disponíveis para reforma ou construção de hospitais, somente recursos para custeio e também aquisição de vacinas contra a COVID-19. Porém, para o próximo ano, o ministro informou a possibilidade de recursos para a obra. Como as primeiras etapas de reforma e ampliação do HSLG possuem um valor expressivo, Queiroga sugeriu que fossem buscados recursos via emenda de bancada, para auxiliar na obtenção dos valores. 

No Ministério do Turismo a reunião aconteceu com a Equipe técnica da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), onde foram passadas informações sobre o Cadastur (Cadastro de empreendedores que trabalham com turismo, para habilitar ao Selo do Turismo Responsável) e Programa de apoio ao Turismo Rural. No Ministério da Cidadania, a audiência foi com o atencioso Ministro João Roma, que explanou aos missioneiros sobre os programas para o esporte nos municípios, assistência social e pessoa idosa. Na EMBRATUR, a reunião foi com o Presidente Carlos Brito e o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação Sílvio Nascimento, em pauta a elaboração do  Plano de Marketing para Rota Missões, sendo já autorizado pelo presidente da instituição a visita técnica de uma equipe da Embratur para conhecer a região e organizar o início dos trabalhos.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, foram recebidos pelo Chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais Alessandry Medeiros, que instruiu os prefeitos sobre o programa de habitação Casa Verde e Amarela e infraestrutura na cidade e interior. No Ministério da Agricultura, a audiência foi com o Secretário-executivo Marcos Montes, que recebeu as demandas dos municípios e falou sobre a infraestrutura rural e política agrícola da pasta.

Um encontro no Café da manhã com o Ministro do TCU Augusto Nardes, tratou sobre a desemancipação, extinção de municípios, projeto governança pública e visita do ministro Marcos Pontes na região.

Além da agenda de audiências e reuniões com ministros e secretários, também foram visitados os gabinetes dos deputados federais representantes da região e o Senador Luis Carlos Heinze em busca de apoio aos projetos que visam o desenvolvimento da Região das Missões em todas as áreas da administração pública.

 

 

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS