CARREGANDO
Bom dia | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Municípios da AMM se unem em favor do asfalto em Garruchos e providências para outros problemas viários da região

Publicado em 23/08/2014
Por Karin Schmidt

Autoridades municipais vão pressionar Estado para viabilizar asfaltamento nos acessos aos municípios de Rolador, Ubiretama, Eugênio de Castro, Pirapó, Garruchos, e cobrar soluções para as outras demandas do setor.

Na próxima quinta-feira, 28 de agosto, deverá acontecer em Porto Alegre uma audiência da AMM com a diretoria do Daer e da Seinfra quando, mais uma vez, estarão em discussão medidas urgentes para solucionar os diversos problemas das estradas da região, como oasfaltamento dos acessos aos municípios de Garruchos, Rolador, Ubiretama, Eugênio de Castro e Pirapó, e a recuperação das rodovias estaduais. O assunto foi um dos temas da assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões, que ocorreu em Garruchos no último dia 22. Prefeito anfitrião, Carlos Cardinal abriu os trabalhos e destacou a expressiva representatividade da região, salientando que muitos ainda não conheciam e puderam comprovar as péssimas condições dos 60 quilômetros de estrada de chão, que dão acesso ao município.

O presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito Junaro Rambo Figueiredo, em nome dos demais colegas manifestou total apoio da AMM  e assegurou que a questão integrará a pauta de reivindicações ao governo estadual. “A construção do acesso asfáltico destes municípios vai levar a esperança do desenvolvimento às comunidades”, ressaltou o presidente AMM. As autoridades missioneiras vão trabalhar para que seja confirmada a reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e o diretor do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). No encontro serão cobradas, novamente, ações imediatas para os inúmeros problemas viários regionais. A conclusão das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo também estará entre os pleitos.

Entre as demandas também estão a RS 168, que necessita de reparos urgentes, e a RS 561, que liga os municípios de São Nicolau, Dezesseis de Novembro e Pirapó. "Temos a palavra empenhada do governador Tarso Genro, que em outubro de 2013 na Expo São Luiz,  garantiu que o começo das obras aconteceria em breve. Também o secretário João Victor Domingues, em encontro que ocorreu dia 25 de julho passado, na sede da Associação em Cerro Largo, prometeu que os serviços teriam início em oito dias. Mas, até o momento, nada foi cumprido”, lamentou o prefeito de São Nicolau, Benone de Oliveira ressaltando que "a estrada não é só de São Nicolau, mas de toda a região das Missões".

Apelo da população
As lideranças garruchenses solicitaram reforço a todos os municípios missioneiros para que, por meio da Associação, o governo estadual preste atenção ao apelo da população. "Sozinhos não temos como chamar a atenção dos políticos maiores. Por isso, pedimos que os municípios da AMM levem nos ombros o nosso clamor por este asfalto, e que nossa luta faça parte das demandas da Associação", ressaltou o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Garruchos, Francisco Solano Marques.

As más condições viárias do município estão afetando até mesmo a saúde dos habitantes. Como o hospital mais próximo fica a 120 quilômetros de Garruchos, além do desconforto, a gravidade está no transporte dos doentes que, muitas vezes, morrem antes mesmo de chegarem ao final da estrada de chão,  trecho que leva em torno de uma hora. O município tem posto de saúde e conta com atendimento de dois médicos mas, em casos de emergência, é necessário o deslocamento até São Borja.

Promessas do governo estadual
Conhecido como Capoeira, João Silveira da Rosa, vice-prefeito de Garruchos reclamou que entra governo, sai governo, e o problema permanece. “Aqui estamos vegetando, sobrevivendo, e o que nos resta são as promessas recebidas, ano após ano. Tem políticos que mandam santinhos de campanha pelos cabos eleitorais porque não têm coragem de vir até Garruchos”, criticou o vice-prefeito. “Precisamos estar unidos, Garruchos e a região, pois se cruzarmos os braços, daí sim, não avançaremos em nossas lutas”, acrescentou Capoeira.

Representando o secretário Jorge Branco, do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Eloi Batista participou da assembleia mensal da Associação, e disse que vai levar todas as reivindicações da região das Missões ao governador Tarso Genro, garantindo total apoio quanto a viabilização da audiência da AMM com a Seinfra e o Daer.




 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS