CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Articulação coletiva da AMM pelas obras na região sensibilizou governo estadual

Publicado em 19/02/2016
Por Karin Schmidt

Cerca de 20 gestores missioneiros uniram forças na defesa emergencial de melhorias da infraestrutura logística

Uma das maiores e mais representativas delegações de municípios. Esta foi a dimensão da mobilização dos prefeitos missioneiros, que estiveram em audiência com o secretário de Transportes e Mobilidade do RS (STM), deputado Pedro Westphalen, na tarde de quarta-feira (17/02), em Porto Alegre.

Organizado pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), o encontro objetivou soluções definitivas por parte do Estado, quanto a obras de acesso asfáltico, conservação de rodovias, concessões e lombadas eletrônicas. Sobre o aeroporto regional de Santo Ângelo, o secretário assegurou que os serviços serão concluídos neste ano, dependendo das intempéries climáticas. Ele confirmou que a empresa Azul Linhas Aéreas deve iniciar os voos a partir de setembro.

Senso de coletividade
Trinta lideranças participaram da reunião. De acordo com o presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, os vinte prefeitos missioneiros, e outros tantos municípios representados por vereadores e secretários municipais, foram muito firmes em suas colocações. “Todos falaram, foram ouvidos, e defenderam intensamente os pleitos de cada localidade, mas imperou o senso de coletividade, com o devido respeito e ordenação em cada uma das pautas”, relatou.

Diante desta postura unificada, Thomas acrescentou que aliado a pertinência e relevância das demandas, houve singular sensibilização e consideração por parte de Pedro Westphalen.

Comprometimento do Estado
Pedro voltou a reiterar a força política da AMM na articulação de lideranças regionais. Ele destacou que “esta luta conjunta tem sido um dos instrumentos que impulsionam o desenvolvimento das Missões, e toda a infraestrutura logística da região, continua sendo prioridade para a STM. Sobre as reivindicações missioneiras, apresentadas pela Associação dos Municípios das Missões, o secretário garantiu o comprometimento do governo do Estado na concretização das pautas da AMM.

Oportunidade igualitária
Para Angelo Fabiam Duarte Thomas, que é prefeito de Giruá, outro diferencial do encontro foi que dezenas de projetos postos a mesa do secretário Pedro, foram individualmente respondidos; e ter disponibilizado a palavra a todas as delegações possibilitou melhor conhecimento das particularidades, por parte da Secretaria, e defesa das obras, por parte dos prefeitos e representantes.

Monitoramento da AMM
Mas o dirigente da AMM fez questão de enfatizar que em curto espaço de tempo, serão feitos novos contatos com a Secretaria estadual de Transportes. “Seguiremos monitorando todas as nossas solicitações, como viemos fazendo desde que assumimos a direção da Associação. Porém, devemos valorizar a cordialidade e atenção dispensadas ao coletivo missioneiro”, reconheceu Fabiam

Comitiva missioneira
Além e Thomas, que é prefeito de Giruá, participaram gestores municipais de Bossoroca, Ardi Jaeger; São Nicolau, Benone de Oliveira; Santo Ângelo, Valdir Andres; Mato Queimado, Nelson Hentz; São Pedro do Butiá, Henrique Heberle; Ubiretama, Celso Wiede; Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzato; São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo; Rolador, Paulo Peixoto e o vice, Mauro dos Santos; Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos; Roque Gonzales, Sadi Ribas; São Borja, Antonio Farelo Almeida; Eugênio de Castro, Roberto Bruinsma; Pirapó, Arno Werle; Cerro Largo, vice-prefeito Canísio Schmidt; Guarani das Missões, vice-prefeito Cleto Górski; Eugênio de Castro, vice-prefeito Jaime Zweigle; Porto Xavier, vice-prefeito Fábio Bratz.

Como ocorreu um imprevisto, o prefeito de Cerro Largo, René Nedel, e a prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, que também se deslocaram até a capital gaúcha para comparecerem à reunião, não puderam estar presentes. Representantes dos deputados estaduais, Eduardo Loureiro, Jeferson Fernandes, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti, e o deputado Gerson Borba, também participaram.

Na próxima semana será divulgada amplamente pela AMM a situação viária da região das Missões, de acordo com a manifestação do secretário Westplahen. Além disso, a repercussão da audiência na Secretaria de Transportes e Mobilidade, com dados mais específicos, segundo avaliação e impressões de outros prefeitos missioneiros. 
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS