CARREGANDO
Bom dia | quinta-feira, 18 de agosto de 2022

O olhar e a atitude feminina na Gestão Pública Municipal

Noeli Maria Borré Ruwer Prefeita Municipal de São Paulo das Missões
Publicado em 01/07/2020
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

 

            Muito me honra falar um pouco da nossa gestão Pública Municipal e mostrar que a participação feminina está conquistando gradativamente seu espaço construindo soluções e encorajando as mulheres nas Ações Públicas e nas mais diversas atividades nas quais temos oportunidade de demonstrar o nosso Poder de Atuar, os nossos sentimentos e os nossos desejos.

            Quando falamos das mulheres, obrigatoriamente estamos nos referindo ao exercício do Poder com uma grande parcela de sensibilidade e charme. E, não é diferente quando adentramos o campo político, que exige muita força de vontade, persistência, foco e muita fé por parte das mulheres. Para prosperar na política, a mulher tem que poder, e todas podem.

            Sou a Noila, assim o povo paulistano me conhece, sou uma mulher com o olhar transformador na sociedade e na política, empreendedora e tenho no voluntariado a minha grande mola de trabalho, convivi com a política paulistana a muito tempo. Sou esposa de José Antônio Ruwer, mãe de Fernanda e Juliane e avó de Ana Tereza e José Pedro e tenho como genro o Vítor Bordin e Sandro Schneider. Minha atuação na política deu-se inicialmente no companheirismo, uma vez que meu esposo Juca foi Vice-Prefeito no período de 1997-2000 e Prefeito Municipal entre 2005-2008. Após este período fui incentivada pela população e apoiada por meu partido MDB a me tornar a primeira Prefeita Municipal da história de São Paulo das Missões, o que me satisfaz, porque amo o que eu faço e vejo que a política partidária é uma coisa boa e saudável, mas, precisa ser vivida na lealdade, e isso não depende de sexo feminino ou masculino, e sim da conduta pessoal.

            Diante de tão desafiador projeto, busquei junto à Comunidade Paulistana e partidos políticos com vontade de encarar audaciosamente todas as condições de torná-lo realidade. Assim aconteceu no dia 04 de outubro de 2012, quando fui eleita junto com o Vice-Prefeito, o grande parceiro político dentro da União Popular por São Paulo das Missões, Elemar Antônio Dill para exercer o mandato de Prefeita Municipal de 2013 a 2016.

            Depois de assumido o cargo, nosso lema de trabalho e governo foi: “Atitude para Governar”, sendo nosso trabalho reconhecido a nível de Estado e País pela forma transparente e eficaz de administrar a coisa pública. Foram vários reconhecimentos a nível de Gestão Pública e, por ser mulher a felicidade tomou o seu lugar mais uma vez, pois verifiquei que a Comunidade Paulistana me proporcionou mais uma façanha e uma quebra de paradigma, ou seja, fui a Primeira Prefeita Eleita e reeleita do Cantão Suíço das Missões. Particularmente fico lisonjeada, mas o compromisso com minha comunidade aumentou e muito. Mas com muito trabalho organizado e transparente conseguimos realizar uma gestão pública eficiente e voltada aos interesses da nossa população.

            Transpirando sempre em busca da identidade local preparada a enfrentar a realidade com objetivos claros de querer acertar, confiando e alimentando metas, oxigenando pensamentos positivos, interagindo e oficiando ações em conjunto com a sociedade Paulistana e integrada com todas as secretarias municipais. Nos aperfeiçoando com coisas que nos envolviam, inspirada pelo diálogo e a transparência, e assim fui cultivando forças, construindo unidade, tanto que hoje São Paulo das Missões não difere uma Administração Municipal se ela é coordenada por uma mulher ou por um homem, mesmo soletrando que “onde a mulher está é ali que ela faz a diferença”, o seu engajamento é gigantesco.

            O nosso trabalho na Administração Pública ultrapassou os limites geográficos, uma vez que conseguimos participar e, com muito orgulho e honra, de Diretorias da AMM (Associação dos Municípios das Missões) no cargo de Vice Presidente e Secretária e atualmente integro a Diretoria do DETUR no cargo de Vice Presidente. Esta atuação junto a AMM é muito prazerosa, pois o trabalho se amplia a toda uma região e precisamos sim dar nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento regional, seja em políticas públicas de melhoria geral, bem como na área turística, que figura com bastante potencial a nível de estado, país e américa latina. O trabalho que a AMM vem desenvolvendo propicia aos gestores municipais um aporte importantíssimo para a superação das dificuldades da região missioneira, seja na área econômica, social e por que não dizer agora as sanitárias também. É na hora do aperto que se vê o grande gestor, e a região missioneira mostra através da AMM que temos um quadro de gestores um tempo a frente de seu tempo, que não esmorecem diante das adversidades e no trabalho de união de esforços busca sempre uma solução paras os desafios que o gestor público enfrenta diuturnamente.

            Por ora estamos vivendo um momento muito delicado, onde mais do que nunca palavras só não bastam, temos que agir com respeito, compreensão, tranquilidade e paciência. Me refiro a Pandemia que se alastra dia-a-dia na nossa região o COVID-19, é ali que devemos servir de luz para muita gente, vestida de uma gigante responsabilidade. Não podemos ignorar esse vírus, precisamos nos munir de positivismo, iniciativas, gerando confiança e sentimentos sensíveis para nossa sociedade, unindo ECONOMIA e SAÚDE. Essa fase não pode nos impedir de repassar energias positivas e a ala feminina é sempre bem mais sensível a essas causas e o negativismo não pode prevalecer, pois várias lições estamos tomando com todo esse manto escuro que envolve o mundo todo. Com isso, Perdoar o mal intencionado e desejar o bem ao próximo.

            Ao encerrar este ciclo a frente da Administração Pública Municipal de São Paulo das Missões me sinto confortada com o que pude enquanto gestora municipal colaborar para o desenvolvimento do meu querido chão, que tanto admiro e respeito. Muitas foram as alegrias e realizações, mas algumas tristezas também, provocadas pelas limitações financeiras e legais que são impostas aos pequenos municípios e outras pessoais, a exemplo da perda do nosso sempre Vice-Prefeito e amigo Elemar Antônio Dill que foi vencido pela doença em novembro do ano passado. Mas a vida é assim, temos que viver intensamente com equilíbrio, muito amor no coração e fé naquilo que acreditamos.

            Sou apaixonada pelo que faço e possuidora de ânimo para acompanhar e enfrentar os desafios e, o meu desejo é de que São Paulo das Missões seja sempre mais próspero, expandindo na fortaleza do crescimento e hospitalidade.

 

 

Noeli Maria Borré Ruwer

Prefeita Municipal de São Paulo das Missões

Gestão 2013/2016 “Atitude Para Governar”

 Gestão 2017/2020 “Quem ama cuida”.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS