Junaro Figueiredo, que é prefeito de São Luiz Gonzaga, foi eleito vice-presidente do Conselho para o biênio 2015/2016
Em nome dos 26 municípios que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM) o presidente da entidade, Junaro Rambo Figueiredo participou da última reunião do ano e escolha da nova diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (Corede Missões). A importância dos Coredes para o aprimoramento das políticas públicas e para o crescimento local e regional, permearam o encontro que ocorreu na terça-feira (16/12), no campus da URI Santo Ângelo, quando ficou definido que José Cláudio Lourega Reis continuará frente à presidência do Conselho para o biênio 2015/2016.
Diálogo com os municípios
Junaro Rambo Figueiredo, que foi escolhido para atuar como vice-presidente do Corede a partir do próximo ano, agradeceu a capacidade de diálogo e inovação com que o presidente José Cláudio Lourega Reis e equipe conduziram as atividades, entre 2013/2014, pois foram visitados todos os municípios da região, independente da época eleitoral. "Ao Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões cabe um papel mais amplo: debater o desenvolvimento da região e lutar por mudanças na política do ICMS”, ressaltou.
O dirigente da AMM destacou que 13% do PIB do Estado tem origem na produção de soja, enquanto que os municípios produtores recebem muito pouco de retorno. “Não somos pobres. O que falta é melhor compensação pelo que produzimos”, ressaltou Junaro, que é prefeito de São Luiz Gonzaga.
Capital social como prioridade
Em sua manifestação, José Claudio disse que a gestão ora encerrada foi uma experiência e um aprendizado muito valioso. “A comunidade missioneira precisa ousar mais e isso só vai acontecer quando colocarmos o capital social acima de interesses pessoais”, evidenciou ele.
Gestão com determinação
Lembrando que a URI sempre está à disposição do Corede, o diretor Gilberto Pacheco enalteceu o trabalho de Hugo Chimenes frente ao Fórum dos Coredes e cumprimentou o presidente José Claudio por ter assumido com determinação num momento difícil, da perda do então presidente Maurílio Tiecker. Em reconhecimento ao trabalho de José Claudio, Pacheco lançou seu nome como candidato a permanecer no cargo.
Valor à produção da região
O presidente do Fórum dos Coredes agradeceu o apoio da URI, não apenas com estrutura física, mas também com funcionários. "Precisamos atuar em conjunto e nosso trabalho vai além das votações da PPC. Devemos discutir mais as necessidades de cada região.” Chimenes lamentou que a sociedade civil, no geral, ainda participe tão pouco das discussões e do planejamento de cada região. “A região das Missões não é pobre, mas falta agregar valor ao que ela produz”.
Nova diretoria
A diretoria do Corede Missões, eleita para o biênio 2015/2016, e empossada logo após a eleição, tem como presidente José Claudio Lourega Reis, vice-presidente Junaro Rambo Figueiredo, 1º secretário Oldemar Fenner, 2º secretário Iury Fommer Zabolotski, 1º tesoureiro Gilberto Pacheco e 2º tesoureiro Diomar Lino Formenton.
Participantes
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, o presidente do Corede, José Claudio Lourega Reis, o coordenador da Participação Popular e Cidadã, Hed Wilson Pires, o Diretor-Geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, o presidente do Fórum dos Coredes, Hugo Chimenes, o presidente da AMM e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo e o secretário do Corede, Lino Francisco Paetzold Pauli.
Prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de Comudes, representantes de entidades de classe, entre outros integrantes dos 25 municípios do Corede Missões participaram do encontro, que incluiu a apresentação do relatório da gestão finda.