CARREGANDO
Bom dia | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Homenagem pela solidariedade da região missioneira marcou assembleia mensal da AMM

Publicado em 22/08/2014
Por Karin Schmidt

 Repasse dos recursos para os municípios atingidos pelas cheias estão previstos para a próxima  semana

Na região das Missões, seis, dos 26 municípios que fazem parte da AMM foram os mais afetados pelas enchentes, que ocorreram no mês de junho deste ano. Mas, de alguma maneira, todos sofreram prejuízos, especialmente com as estradas que foram muito danificadas pelas chuvas. Os recursos federais para reconstrução ainda não chegaram aos municípios, o que preocupa os prefeitos, que diariamente são cobrados pela população.  

Para agradecer todos os municípios missioneiros que ajudaram as comunidades prejudicadas, o prefeito de Garruchos, Carlos Cardinal, cidade que sediou a assembleia da Associação dos Municípios das Missões, no último dia 22 de agosto, entregou uma placa em nome dos cidadãos garruchenses ao prefeito de Cerro Largo, René José Nedel. “Queremos materializar nosso agradecimento na pessoa do prefeito René, nosso amigo e ex-presidente da Associação, simbolizando a solidariedade de todos que auxiliaram nosso município durante e após a enchente. Tomara que este espírito de apoio fique cada vez mais forte porque a solidariedade é o grande instrumento para a superação das nossas dificuldades”, enfatizou Cardinal. 

O prefeito René Nedel agradeceu a homenagem e declarou que “a placa é extensiva aos 26 municípios da Associação, pois de alguma forma todos os missioneiros colaboraram com Garruchos e com as outras localidades afetadas pelas cheias".

Liberação dos recursos

Convidados para participarem do encontro representando o governo do Estado, o coordenador da Defesa Civil regional estadual, com sede em São Luiz Gonzaga, tenente Luiz Carlos Lemes, e o coordenador adjunto, Ivo Angnes, prestaram informações sobre o repasse dos recursos aos municípios que decretaram situação de emergência. Lemes explicou que Porto Xavier já está com o valor empenhado e deve ser liberado na próxima semana. Quanto aos demais municípios missioneiros, o coordenador da Defesa Civil disse que os processos foram encaminhados para Porto Alegre para análise e posterior pagamento, o que pode ocorrer no início de setembro. Ele relatou que, inicialmente, serão destinadas verbas para recuperação das perdas. Os valores para a reconstrução virão numa segunda etapa, a partir da entrega dos projetos de trabalho que estão sendo aguardados pelos governos estadual e federal. 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS