CARREGANDO
Boa Madrugada | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Comitiva da AMM convida autoridades estaduais para a inauguração do novo espetáculo Som e Luz

Publicado em 07/04/2016
Por Karin Schmidt
Comitiva missioneira com o governador do RS

Totalmente modernizada, com áudios também em inglês e espanhol, apresentação será ainda mais fascinante e realista

Dia 29 de abril de 2016. Uma data que vai marcar a história da região missioneira com a exibição do novo espetáculo Som e Luz, que depois de 38 anos entra em uma nova era tecnológica. O show, que teve a parte técnica completamente requalificada, continuará sendo apresentado diariamente nas Ruínas de São Miguel, único patrimônio cultural da humanidade situado no sul do país, região das Missões, Noroeste do Rio Grande do Sul.

Toda a região missioneira está unida no esforço de tornar a noite do dia 29 inesquecível e promissora. Na quinta-feira (07/04) um grupo de gestores municipais da Associação dos Municípios das Missões (AMM), liderados pelo presidente da entidade e prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, iniciou, em Porto Alegre, a maratona de visitas para convidar autoridades federais, estaduais e internacionais.

O primeiro encontro das lideranças missioneiras foi com o governador José Ivo Sartori, que prometeu empenho para estar presente. Após ouvir do dirigente da AMM, do prefeito de São Miguel das Missões, da diretora do Detur e demais participantes, os detalhes da requalificação do Som e Luz, Sartori rememorou, com entusiasmo, a época que viu o espetáculo pela primeira vez. “Farei o possível para participar do evento. Tem vinte anos que assisti o Som e Luz e gostei muito. Imagino que agora deva estar melhor ainda”, comentou o governador.

Na sequência, a comitiva da AMM entregou o convite para o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi; presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti; presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi, e presidente da Comissão Permanente do Mercosul na Assembleia Legislativa, deputado João Fischer, que deverão estar presentes.

Riqueza inestimável
O presidente da AMM, prefeito Luiz Valdir Andres, também está entusiasmado com esta nova fase do Som e Luz, pela expressiva representatividade na expansão do turismo e da economia dos 26 municípios da região. “É de suma importância contarmos com a presença de um grande número de autoridades estaduais, nacionais e internacionais para que propaguem o valor turístico, cultural e histórico da nossa região e do nosso patrimônio mundial missioneiro”, ressaltou o dirigente da Associação.

Ele acrescentou que o turismo é uma excelente oportunidade de geração de renda e emprego. “Toda iniciativa que beneficia a população missioneira e garante a continuidade do crescimento econômico da região, sempre terá o apoio institucional da AMM e da Funmissões”, afirmou Andres.

Uma noite especial
A programação de inauguração da nova fase do espetáculo Som e Luz, que será aberta e gratuita a toda a comunidade, terá início às 18 horas no dia 29 de abril, com credenciamento e recepção aos participantes. Às 18horas e 30minutos será a solenidade oficial da cerimônia de requalificação do espetáculo. E às 20 horas será a vez do momento mais esperado por todos os missioneiros e visitantes: a exibição do novo espetáculo Som e Luz. Com duração de 48 minutos, a apresentação promete surpreender e encantar o público.

Brasil, Argentina e Paraguai
Durante todo o dia 29 as autoridades missioneiras estarão envolvidas com a festa. Inclusive, está prevista para esta ocasião uma reunião em São Miguel das Missões com a presença do governador do RS (Brasil), da Província de Misiones (Argentina) e Itapúa (Paraguai), para debater e criar uma agenda positiva de integração do turismo dos três países.

Região mobilizada
Integraram a comitiva missioneira o presidente da AMM/FUNMISSÕES e prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres; a diretora do Departamento de Turismo (Detur) e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia; os prefeitos Hilário Casarin (São Miguel das Missões); Jair Henrich (Salvador das Missões); Noeli Ruwer (São Paulo das Missões); Fabiam Thomas (Giruá); Roberto Bruisnma (Eugênio de Castro); a secretária de Turismo de São Miguel das Missões (Márcia Rech), o vereador de Santo Ângelo, Marcos Mattos, entre outros.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro, acompanhou o grupo de gestores municipais e garantiu a presença do Parlamento gaúcho no evento.

Prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin fez questão de reiterar para as autoridades a importância da revitalização do Som e Luz à toda a região das Missões, considerando que cerca de 80% dos turistas que vêm para as Missões, é por causa deste espetáculo e das Ruínas. “A concretização dsta obra de reformulação é fundamental para ampliar e valorizar os atrativos turísticos de todos os municípios missioneiros. A região está unida e seguiremos trabalhando para proporcionar mais alternativas de renda para a população. E o turismo pode ser um destes caminhos”, disse Casarin.

A diretora do Detur, Rosane Grabia, compartilha da opinião do presidente da AMM e do prefeito de São Miguel, e lembrou que “ precisamos do Estado ao nosso lado, presente na nossa região missioneira em eventos grandiosos como este da inauguração do novo Som e Luz que, sem dúvida, contribuirá ainda mais com fomento ao turismo missioneiro, que é um dos pontos fortes da região para o desenvolvimento local e regional”.

Uma nova era
Os serviços de remodelação do novo espetáculo Som e Luz  foram executados pela equipe do Instituto Iguassu Missiones, com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e teve apoio da Prefeitura de São Miguel das Missões, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Associação dos Municípios da Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).

Segundo o presidente do Instituto, Marconi Flach, mesmo quem já viu o espetáculo deve voltar a assistir, pois, com toda a parte técnica modernizada, será uma outra realidade e uma outra visão dos mesmos fatos. “A emoção vai tomar conta do espectador. As novas caixas de som ampliam o efeito sonoro e produzem uma trilha envolvente vinda de diferentes lados”, revela Flach.

Ele contou ainda que a capacidade instalada para criar todo esse ambiente chega a 36 mil watts. São oito caixas frontais e quatro atrás da plateia – essas se elevam quatro metros do solo durante o show para ficar sem obstáculos à frente. Além da trilha sonora envolvente e sistema de luzes de alta qualidade, áudios também em inglês e espanhol, foram mantidas as vozes de artistas que reproduzem os personagens históricos da saga jesuítica-guarani.

”Dia 29 de abril de 2016 venha contemplar um dos cenários mais envolventes do Rio Grande do Sul: o espetáculo Som e Luz nas Ruínas de São Miguel, que do seu gênero, é o mais antigo em exibição no Brasil”, convida o presidente da AMM/FUNMISSÕES, Luiz Valdir Andres, em nome de todos os gestores missioneiros.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS