CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Prefeituras da AMM recebem retroescavadeira

Publicado em 14/09/2013
Por Karin Schmidt

Um alento para 21 municípios da região que irão utilizar a máquina na manutenção das estradas do interior e outros serviços do setor agrícola


O ato de entrega da retroescavadeira beneficiou 62 municípios de diversas regiões do Estado e ocorreu na sexta-feira, dia 13 de setembro, no Parque de Exposições em Giruá. Foram contemplados 21 municípios missioneiros no evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do governador Tarso Genro. As máquinas fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que destina equipamentos para municípios com até 50 mil habitantes. Para o presidente da AMM e prefeito de Cerro Largo René José Nedel esta iniciativa do governo federal tem grande representatividade para os pequenos municípios. "Sinto-me gratificado como dirigente da Associação que um evento de tamanha grandeza tenha acontecido na minha gestão. Ao longo de minha trajetória política que começou em 1989, como prefeito, isto é um caso inédito. Nunca ouvi dizer que o governo interiorizasse um evento de tamanha importância para os nossos pequenos municípios", constatou.


Prefeito anfitrião e vice-presidente Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Âgelo Fabiam Thomas disse que a entrega das retroescavadeiras não é simplesmente uma ação de governo. "Para muitos municípios essas máquinas são o item mais valioso do seu parque de máquinas", ressaltou o prefeito de Giruá, que também é secretário da AMM. Esta opinião é também do prefeito de São Pedro do Butiá, José Henrique Herbele ao relatar que no início deste ano a maioria dos prefeitos, ao assumir o cargo, recebeu o maquinário bastante sucateado. Ele está animado, pois além da retroescavadeira ainda neste ano os municípios vão receber uma motoniveladora e um caminhão caçamba. ” Isso mostra que o governo federal está preocupado em ajudar os municípios. Não tínhamos máquina no começo do ano, mas no decorrer de oito meses conseguimos comprar uma retroescavadeira nova, e agora com dois equipamentos conseguiremos atender melhor a nossa população", comemorou.


Reforço na agricultura
O vice-presidente da AMM e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo Rambo disse que a nova aquisição tem boa capacidade de trabalho e vai atender as demandas da agricultura no municipio, especialmente no período de começar a limpeza dos açudes. "É uma grande alegria para todos nós este ato, pois teríamos dificuldades ou até impossibilidade de comprar um novo equipamento este ano", acrescentou. A retroescavadeira também vai ajudar nos serviços para abrir bebedouros aos animais e fazer as redes de água necessárias no município de Porto Xavier, de acordo com o prefeito Paulo Sommer o município é um lugar que tem água, mas é preciso mantê-la e com a seca não é fácil. No ano passado teve muitos problemas. “Vimos até pessoas de bicicleta que vinham pegar água para os animais, por isso vamos utilizar a retro para ajudar nossos agricultores", contou o prefeito. Janete Daueck, prefeita de Guarani das Missões disse que trata-se de um grande investimento nos agricultores. "Para a nossa administração a retroescavadeira é muito importante pelas demandas que temos no município de serviços que são da nossa responsabilidade, e também dos serviços requisitados pelos agricultores", salientou Janete Daueck. Também compartilha a mesma opinião o prefeito de Bossoroca, Ardi Jaeger ao dizer que "efetivamente este equipamento vem para somar e vai beneficiar muito, principalmente ao pequeno produtor, bem como aos serviços gerais do município de Bossoroca". E não é diferente para a cidade de Garruchos, conforme garantiu o prefeito Carlos Cardinal. "Temos uma secretaria de Obras e, como na maioria dos municípios, recebemos no início da gestão uma retroescavadeira em péssimo estado e ainda não conseguimos arrumar. Esta será a primeira retro que vai estar em pleno funcionamento em nosso município", completou Carlos Cardinal.


Para que as retroescavadeiras sejam plenamente utilizadas pelas administrações municipais a Associação dos Municípios das Missões contribuiu com o transporte para o treinamento dos operadores de máquinas, que aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro em Caxias do Sul. Também foram contemplados com a nova máquina os municípios missioneiros de Caibaté; Dezesseis de Novembro; Entre Ijuís; Eugênio de Castro; Pirapó; Rolador; Roque Gonzales; Salvador das Missões; Santo Antônio das Missões; São Miguel das Missões; São Nicolau; São Paulo das Missões, e Ubiretama. Os demais municípios que fazem parte da AMM já receberam a retroescavadeira na primeira fase do PAC.

 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS