Reflexão sobre paz, relação entre homem e natureza convivendo em harmonia, será trabalhado com alunos dos 26 municípios missioneiros
As primeiras-damas da Associação dos Municípios das Missões (AMM) iniciaram a organização do cronograma de atividades a serem trabalhados no projeto Missões pela Vida, Abrace esta Ideia/2015. Paz foi o tema escolhido para esta edição do evento, que será desenvolvido com enfoque na relação entre homem e natureza convivendo em harmonia. “Estamos preocupadas com todos estes desastres ecológicos que vêm ocorrendo, como no Nepal e em Santa Catarina. Por isso achamos pertinente fomentar essa reflexão nos 26 municípios missioneiros”, explicou a presidente da Associação das Primeiras-Damas, Carolina Konzen Thomas.
Culminância
Carolina, que é primeira-dama de Giruá, destacou que serão promovidos ciclo de palestras nas escolas e, a partir deste trabalho de conscientização, as crianças vão criar suas danças, paródias e concurso de desenho. Outra opção que os municípios poderão aderir será o concurso de redação sobre a temática. Tradicionalmente, a culminância do projeto acontece em novembro, com o Festival Missões pela Vida, quando os alunos estarão se apresentando para todos os municípios que congregam a AMM. Conforme evidenciou Carolina Kenzen Thomas, em recente reunião das primeiras-damas ficou estabelecido que os municípios têm liberdade para trabalhar o tema como quiserem.
Apoiadores
O projeto Missões pela Vida, Abrace esta Ideia é coordenado pela Associação das Primeiras-Damas das Missões, em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e outros importantes apoiadores. Entre eles, a Emater, que novamente será parceira desta iniciativa. “O gerente regional, Nelmo Vargas, nos confirmou a participação da Emater, que será fundamental, pois uma das vertentes do projeto é direcionada ao homem do campo”, salientou Carolina Konzen Thomas.
Aproximar as comunidades
Esta é uma das propostas que a Associação das Primeiras-Damas das Missões apresenta, o projeto Missões pela Vida, Abrace esta Ideia, como norteador da prática pedagógica, que vai acontecer nas escolas. A primeira-dama de um município tem papel importante na sociedade, por isso, ela pode atuar em ações de caráter social, direcionadas ao bem estar da população, além de aproximar comunidade e administração municipal.
Na próxima reunião das primeiras-damas da AMM, que será na manhã do dia 19 de junho, em Vitória das Missões, serão discutidas as próximas etapas do projeto.