Nos dias 09 e 10 de novembro, a cidade de São Miguel das Missões (RS) sediou a XIX Reunião do Patrimônio Cultural do MERCOSUL. Um dos destaques da reunião foi a comissão – formada por representantes das delegações sobre do tema – ter acolhido a proposta de avaliar a postulação de quatro teatros para reconhecimento como Patrimônio Cultural do grupo. A proposta abrange o Teatro Colón, em Buenos Aires; o Teatro Solís, em Montevidéu; o Teatro Municipal, em São Paulo e o Teatro Municipal no Rio de Janeiro.
Na ocasião, houve ainda o encontro do Comitê Técnico de Patrimônio e Turismo do MERCOSUL (Compat). O comitê propôs os centros históricos de Ouro Preto e de Quito como sítios históricos de referência para produzir estudos que avaliarão a sua gestão turística. A proposta é que os resultados sejam apresentados em 2021 no III Seminário sobre Patrimônio e Turismo no MERCOSUL (Sempat), durante a próxima Presidência pro tempore brasileira.
Para a coordenadora executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL, Gabriela Gallardo, além da possível candidatura dos Teatros, houve outro avanço importante nas discussões das reuniões. Trata-se da itinerância da exposição 7 Povos: retratos de um território, que já está prevista para ser aberta em Montevidéu, em 2020 e durante a reunião. O Paraguai também manifestou interesse em apresentar a mostra no país.