Vale a pena conhecer as potencialidades e os produtos da agroindústria familiar desenvolvidos no município, além da 1ª Feira da Terneira, uma das atrações inéditas do evento
As festividades da 2ª Expo Ubiretama terão início na próxima próxima sexta-feira, dia 17 de outubro e vão até domingo, dia 19. Entre as inovações que serão apresentadas nesta edição destacam-se: Encontro Intermunicipal da Mulher; Encontro Regional dos Aposentados Rurais; Apresentações com Grupos Folclóricos Alemão Heimatland e Russo Troyka; Julgamento da 1ª Feira da Terneira. Outras diversificadas atrações como a reunião da Associação dos Legislativos das Missões (ALM); Palestras; Programa Cadeira de Balanço; Show Baile; Show Gospel; Show com Balada Sertaneja, também estão entre entre as excelentes opções do evento, que será realizado na Praça Telmo Mota/Lonão da Cultura, em Ubiretama.
Autoridades municipais, regionais e estaduais, produtores rurais, comerciantes, imprensa e população em geral são esperadas na abertura oficial da exposição às 17 horas. "Para nós é motivo de muita alegria recebermos convidados de todos os municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM). A Expo é também uma das formas de valorizarmos nossos atrativos e de alavancar o crescimento da nossa cidade", frisou o prefeito municipal de Ubiretama, Celso Wiede ao convidar: "contamos com uma grande expectativa de público, que, com certeza, serão muito bem-vindos e irão se surpreender com a organização e ampla diversidade da nossa 2ª Expo". O prefeito anfitrião explicou ainda que o incentivo às novas tecnologias para o fortalecimento do setor está entre os objetivos da 1ª Feira da Terneira, um dos atrativos inéditos desta edição.
Vitrine para a agroindústria familiar
O município de Ubiretama conta com oito agroindústrias familiares, que são referência na região por meio da fabricação e comercialização de produtos como queijo, embutidos, iogurte natural, melado, chimias de diversos sabores, além de produtos hortigranjeiros e do cultivo da agricultura hidropônica (alimentos produzidos sem o uso da terra). Todos estes produtos poderão ser adquiridos na Feira, que também terá uma praça de alimentação com culinária típica, num espaço especialmente preparado para maior conforto dos visitantes.
Terra Pátria
A história recente de Ubiretama mostra que a emancipação do município, que ocorreu em 28 de dezembro de 1995, foi o caminho mais curto para o desenvolvimento sócioeconomico da comunidade ubiretanense. Com autonomia para decidir os caminhos a seguir, o município está conseguindo, cada vez mais, proporcionar qualidade de vida e bem estar aos seus moradores. A realização da 2ª Expo vem para reforçar este trabalho da administração municipal, numa ação conjunta com diversas parcerias. Quando foi fundada, em 24 de julho de 1909, a localidade tinha o nome de 'Povoado Laranjeira'. Posteriormente passou a denominar-se Ubiretama, que na língua Tupi-Guarani significa 'Terra Pátria'.