CARREGANDO
Boa Tarde | domingo, 08 de fevereiro de 2026

Melhoria da governança pública previne corrupção, diz ministro do TCU em reunião da AMM

Publicado em 02/05/2015
Por Karin Schmidt

Nardes afirmou que a atuação do Tribunal evita que ocorra um escândalo da magnitude da Petrobras a cada ano

São muitos os desafios a serem vencidos no âmbito federal, estadual e municipal, relacionados à atuação dos governos. Um dos fatores fundamentais para superar estas dificuldades é a boa governança, pois os corruptos transitam com mais facilidade nos órgãos com má administração. Com este conceito, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, conduziu a palestra Governança Pública e Desenvolvimento, apresentada aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, imprensa e outros convidados que participaram da reunião mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Caibaté. “A atuação do TCU evita que ocorra um escândalo da magnitude do caso Petrobras a cada ano. Nos últimos cinco anos, nosso trabalho resultou em um benefício financeiro para a União de mais de R$ 100 bilhões”, revelou o ministro ao exemplificar a amplitude das funções desempenhadas pelo Tribunal.
Outro assunto abordado pelo ministro Nardes foi o pacto federativo. Segundo ele, o tema precisa ser mais explorado. “Se não aprofundarmos a questão do pacto federativo poderemos ter, de certa maneira, uma desestruturação da nação brasileira”, alertou.

Empenho das administrações
Presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas destacou a representatividade de poder contar com a presença de uma das figuras públicas mais importantes da nação, numa assembleia da Associação. “Prefeitos atentos ouvindo o ministro Nardes falar sobre os princípios de uma boa governança. Isso afasta, completamente, qualquer comentário negativo de que as administrações não estão preocupadas com o desempenho, que não têm interesse em melhorar”, constatou o dirigente da AMM.

Fabiam Thomas, que é prefeito de Giruá e um dos vice-presidentes da Famurs, enfatizou: “o que vimos aqui é justamente o contrário, gestores municipais prestando atenção naqueles que têm mais experiência, nos ensinando a cada vez mais aprimorar as administrações”, concluiu o presidente da AMM ao elogiar a iniciativa do TCU em aproximar o Tribunal das comunidades.

Conceito de governança pública
A governança pública é a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender ás demandas da população. Para alcançar uma boa governança é necessário uma liderança sólida, uma estratégia segura, além de um controle efetivo sobre as ações dos gestores que compõem um determinado governo.

Homenagens de um missioneiro
Natural de Santo Ângelo, João Augusto Ribeiro Nardes, que também já foi deputado estadual e federal, recordou a época em que saiu das Missões. “Tenho ido a vários cantos do país com a proposta de melhorar a governança pública. Saí daqui e consegui me projetar em nível nacional, graças ao apoio da região missioneira”, reconheceu. O ministro fez questão de enaltecer a presença do secretário executivo da AMM, um dos idealizadores e fundadores da Associação, que aos 91 anos continua atuante no cargo. “Laureano Alberto Shoffen é um marco histórico das Missões. Da mesma forma, me sinto feliz por ter convivido com os pais do prefeito Fabiam Thomas e do deputado Eduardo Loureiro. Hoje tenho a oportunidade de estar com os filhos, importantes lideranças na região que seguem o mesmo caminho, trilhado pelo ex-prefeito de Giruá, Lauri Antônio Thomas e pelo conselheiro Adroaldo Loureiro”, rememorou Nardes.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS