CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Estratégias para incrementar o turismo regional foi tema do encontro em Sete de Setembro

Publicado em 14/11/2013
Por Karin Schmidt

Os projetos turísticos missioneiros são diversificados, de acordo com as características de cada município

As potencialidades e projetos de ecoturismo e esportes de aventura, que estão sendo desenvolvidos no município de Sete de Setembro foram apresentados oficialmente aos convidados municipais e regionais envolvidos com o turismo, na terça-feira, dia 12 de novembro, pela secretária municipal de Administração e Planejamento, Fernanda Schitler.Também o secretário de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Mattos mostrou os projetos santoangelenses, entre eles o Natal Cidade dos Anjos, que acontecerá na catedral angelopolitana, no mês de dezembro, com muitas atrações natalinas. O encontro, que é mensal e sempre acontece em um município integrante da Associação dos Municípios das Missões (AMM), tem como objetivo trocar informações e definir estratégias para fomentar o turismo regional. O evento contou com participantes de 11 municípios missioneiros.

Na oportunidade, integrantes da Prefeitura de São Miguel das Missões divulgaram as comemorações alusivas aos 30 anos de tombamento das Ruínas de São Miguel Arcanjo como Patrimônio Histórico da Humanidade. As festividades vão acontecer no próximo mês de dezembro e em breve será informada a programação.

Projetos turísticos diversificados

Após a reunião, os convidados fizeram uma caminhada na trilha ecológica às margens do Rio Comandaí e se encantaram com as belezas naturais de Sete de Setembro. O representante da Seven Adventure, Ben-Hur Marchi, empresa responsável pela instalação das atividades turísticas na área, acompanhou o grupo de visitantes explicando detalhadamente sobre todos os esportes de aventura que serão realizados no local. Na primeira etapa do projeto farão parte das atividades o primeiro circuito de tirolesa da região, rappel na cascata e turismo rural. O secretário executivo do Detur, Geovani Gisler parabenizou a administração municipal pela iniciativa inovadora e evidenciou: "o turismo é bom porque onde não tem nada, nós podemos inventar. É isso que a prefeita Rosane está fazendo em Sete de Setembro. Aproveitando as belezas naturais para implantar o turismo ecológico e esportes de aventura. Que sirva de exemplo para outros municípios que têm tudo e não fazem nada".

A prefeita Rosane Grabia, que também é diretora de Meio Ambiente da Fundação dos Municípios das Missões, garantiu que a administração municipal juntamente com a empresa Seven Adventure, está trabalhando com muita seriedade e determinação para que todos os projetos sejam viabilizados. "Nossa prioridade é fomentar o turismo explorando as belezas do nosso município, e também criar mais uma alternativa de renda para a nossa comunidade", ressaltou.

O vice-diretor de turismo, prefeito de Roque Gonzales, Sadi Wust Ribas, que abriu os trabalhos, fez questão de reiterar que, apesar das dificuldades enfrentadas na liberação de recursos, Roque Gonzales também vai continuar lutando para consolidar os projetos de turismo, especialmente na estruturação da Prainha, que promete ser uma atrativo diferenciado na região das missões.  Além dos prefeitos, participaram do encontro a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião que representou o diretor de Turismo, prefeito Valdir Andres, secretários municipais, imprensa e demais envolvidos no setor. Todos os participantes foram presentados com sonhos, um dos pontos fortes da gastronomia setembrense. A próxima reunião do Detur será no dia 10 de dezembro, às 9 horas, com local a definir, quando o município de São Pedro do Butiá estará exibindo suas potencialidades turísticas.
 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS