Mais uma vez, ficou comprovado que a união de forças das lideranças políticas, iniciativa privada e população missioneira, faz a diferença
Um divisor de águas para impulsionar a economia, o turismo, o empreendedorismo e o valor da região missioneira. Esta é uma das muitas definições para o momento histórico que ocorreu na tarde de segunda-feira (03/7), com a retomada oficial dos voos no aeroporto regional Sepé Tiarajú, de Santo Ângelo, que vai atender cerca de 150 municípios e de 1 milhão de pessoas da região Noroeste. Neste mês serão realizados dois voos comerciais por semana: segunda e sexta-feira, com saída de Porto Alegre às 14h28min e retorno às 16h10min. No mês de agosto serão quatro voos semanais à capital gaúcha: segundas, quartas, sextas e domingos, nos mesmos horários.
Com capacidade para 72 passageiros, a aeronave modelo ATR-72, um turboélice da Embraer, pousou na pista do aeroporto missioneiro por volta das 15h45min. Entre os passageiros estavam o governador do Estado, José Ivo Sartori, o prefeito anfitrião, Jacques Barbosa, o secretário de Estado dos Transportes, Pedro Wetsphalen, os deputados estaduais Eduardo Loureiro, Frederico Antunes e Gabriel Souza; os deputados federais Cajar Nardes e Darcísio Perondi; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, e o diretor da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, que vieram para a solenidade oficial de inauguração das obras de adequação do terminal de passageiros e da seção contra incêndios.
De acodo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, esta conquista se deve ao esforço conjunto de lideranças regionais e estaduais, setor privado, comunidade missioneira, imprensa e também da articulação política da AMM. "A nossa Associação tem 50 anos de história e, ao longo deste período, vem obtendo expressivas conquistas em favor da população missioneira. A retomada dos voos na região é resultado da luta constante de lideranças regionais, estaduais, federais e outros segmentos da região. Mais investidores e mais turistas virão pra cá, pois os 26 municípios missioneiros têm atrativos diferenciados e potencialidades empreendedoras", evidenciou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.
Jacques Barbosa, prefeito de Santo Ângelo, ressaltou que "a retomada dos voos é um grande indutor do desenvolvimento regional, considerando o grande potencial turístico, educacional, comercial e industrial da região Noroeste".
Com o mesmo entusiasmo, Romaldo Melher, sócio-proprietário do Caminho das Missões salientou o quanto representa para o turismo dos 26 municípios da região, o pleno funcionamento do aeroporto Sepé Tiarajú. "Como agência de turismo temos muito a comemorar. Recebemos turistas de diversos estados do país e de fora do Brasil e, eles sempre perguntam sobre esta questão do aeroporto, que agora possibiltará que muitos saiam de seus locais de origem pela manhã, e cheguem aqui no mesmo dia", ressaltou Melher. Além disso, ele destacou que o aumento do fluxo de turistas é uma forma de ampliar a receita para a iniciativa privada. "Mais pessoas virão para a região e mais missioneiros serão contratados para trabalhar. A região terá um ganho imensurável no setor turístico", completou.
Diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein demonstrou imensa alegria com este novo momento do turismo missioneiro. "Este voo à capital gaúcha vai facilitar muito a vinda de turistas e empresários para a nossa região. Temos que nos preparar ainda mais para bem recebê-los, com a acolhida típica e hospitaleira do povo missioneiro. Assim, voltarão às suas cidades e propagarão os atrativos turísticos missioneiros", destacou Klein.
Empresário e presidente da Comissão Empresarial Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Wilson Pippi considera um dos momentos mais importantes para Santo Ângelo e região. "Eu diria que também a nivel estadual e nacional, porque inicialmente estamos tendo estes vooos, mas, gradualmente, estaremos voando direto para São Paulo e fazendo esta ligação com o centro do país", salientou Pippi.
Os prefeitos da região das Missões prestigiaram o voo inaugural no aeroporto regional Sepé Tiaraju. Confira o que disseram algum deles.
São Miguel das Missões - Prefeito Hilário Casarin
"A AMM abraçou esta luta pela importância do aeroporto para impulsionar o agronegócio e o turismo missioneiro, pois hoje não se faz mais bons negócios sem passar pela infraestrutura logística. Sempre lembrando que as Ruínas de São Miguel, nosso Patrimônio da Humanidade, é o filão de ouro do turismo das Missões. Mas, com certeza quem vier pra cá vai investir não somente em São Miguel, mas também nos outros municípios da AMM".
Rolador - Prefeito Paulo Peixoto
"Uma luta de mais de cinco anos e agora, finalmente, chegou este dia que recomeçam os voos. Além disso, com uma grande companhia que é a Azul Linhas Aéreas. Um avanço para o turismo e para toda a região".
Cerro Largo - Prefeito Valter Spies
"Muito importante para nós que moramos distante da capital. Vamos economizar tempo e gastos, pois precisaremos de menos diárias, menos estadias, o que vai gerar significativa economia".
Salvador das Missões - Prefeito Daniel Gorski
"A AMM tem papel fundamental neste novo momento regional. Desde o primeiro dia em que foi escolhido o atual presidente da entidade, ele, assim como os dirigentes que o antecederam, vem se empenhando muito para viabilizar todas as demandas missioneiras, essenciais para o desenvolvimento regional".
Porto Xavier- Prefeito Vilmar Kaiser
"Esta conquista do aeroporto é resultado de um um trabalho incessante que vem de muitos anos, que muito se deve a articulação da AMM, sempre com foco na atuação conjunta dos prefeitos. Não é em vão que a nossa associação é considerada uma das mais fortes do RS. Também a luta pela ponte em Porto Xavier, se for concretizada, vai agregar muito para a economia e turismo da região".
Após participar da solenidade de reinauguração do aeroporto Sepé Tiaraju, o prefeito de Entre-Ijuís, na condição de presidente da Associação dos Municípios das Missões, foi convidado para a sessão da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, quando explanou sobre os pleitos que estão sendo defendidos pela AMM.