CARREGANDO
Boa Madrugada | terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Autoridades federais e estaduais firmam compromisso com o traçado missioneiro da Ferrovia Norte-Sul

Publicado em 28/10/2013
Por Karin Schmidt

Associação dos Municípios do Alto Jacuí e prefeito de Cruz Alta também se engajam na luta


O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Westphalen (PP), os deputados federais Giovani Cherini (PDT) e Jerônimo Goergen (PP); o prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva (PMDB) e o secretário Executivo da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), João Schemmer se comprometeram em apoiar, junto ao governo federal, a inclusão da região das missões no traçado da Ferrovia Norte Sul. O próximo passo da luta para reativar o transporte ferroviário de cargas, de passageiro e de turismo na região, será no próximo dia 8 de novembro, em Porto Alegre, quando a comissão da AMM vai entregar a proposta durante audiência pública que vai tratar sobre ferrovias, na Assembleia Legislativa. No mesmo dia, ainda na Capital, os representantes missioneiros vão visitar os gabinetes de diversos parlamentares e convidá-los para a audiência pública do dia 22 de novembro, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo.
O prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva e o secretário executivo da Amaja, firmaram compromisso com a AMM na luta para viabilizar o traçado missioneiro da ferrovia, na manhã de sexta-feira, dia 25 de outubro. Após a reunião na Prefeitura Municipal, o presidente da Associação, prefeito René José Nedel (PMDB), conjuntamente com a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião (PMDB) e o vice-prefeito de São Borja, Jefferson Homrich (PTB) participaram da abertura oficial da colheita do Trigo, na sede da CCGL, localizada no quilômetro 149 da RS 342, próximo a Cruz Alta. Na oportunidade, a comitiva missioneira conversou com o deputado federal Jerônimo Goerguem, que garantiu presença na mobilização do dia 22, em Cerro Largo, e prometeu ajuda para a proposta ser aprovada, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, e o deputado federal Giovani Cherini, que também se encontravam no evento. Durante a manhã, a comitiva missioneira ainda esteve na rádio Cruz Alta para falar sobre a iniciativa.


Indutora do desenvolvimento

Dando sequência ao roteiro, os representantes da AMM estiveram em Chapecó (SC), com o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional, deputado federal Pedro Uczai. A reunião de trabalho, que também contou com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo (PP) ocorreu durante um café da manhã, no sábado, dia 26 de outubro. O deputado Uczai destacou que defende a discussão do tema porque ferrovia é um transporte mais barato, mais seguro, ambientalmente sustentável, além de manter as atividades econômicas da região e atrair novos investimentos. "A ferrovia é indutora do desenvolvimento econômico e social, pois gera emprego e renda", ressaltou.


A força das Associações de Municípios
O presidente da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias salientou a importância da força das Associações de Municípios para viabilizar os pleitos regionais. Ele disse que as associações têm um papel estratégico. Pensar o desenvolvimento da região para ter o desenvolvimento local. O deputado explicou que, assim como as universidades não são apenas de um município, mas de toda a região, da mesma forma ocorre com a o transporte ferroviário, pois mesmo que o trem não passe por cada um dos municípios missioneiros, todos serão contemplados com o crescimento econômico.
Pedro Uczai disse que apoia e defende o trabalho dos 26 prefeitos da AMM para incluir a região das missões no traçado da Ferrovia Norte-Sul. "Parabenizo esta iniciativa da Associação dos Municípios das Missões. Esta luta cria uma identidade. A identidade cria bandeiras. E bandeiras trazem vitórias para o fortalecimento regional", enfatizou o deputado catarinense. "Podem contar comigo para consolidar esta ação. Farei todo o possível para participar da grande mobilização no dia 22 de novembro, na sede da AMM", assegurou.
O presidente da AMM fez questão de reiterar a relevância dos encontros com fortes lideranças das mais diversas facções partidárias, que confirmaram presença na audiência pública do dia 22 de novembro. "Todos se mostraram favoráveis, se engajaram e se colocaram ao dispor para nos ajudar na viabilização do traçado misioneiro da ferrovia. Isso nos fortalece e nos motiva a seguir em frente, afinal, no Ministério dos Transportes existem 13 bilhões que serão destinados ao fortalecimento da viação férrea", evidenciou René Nedel. 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS