CARREGANDO
Boa Noite | segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Sobrado da Família Silva, em São Nicolau, será restaurado

Publicado em 15/01/2014
Por
Foto atual do Sobrado da Família Silva

O monumento foi tombado como patrimônio histórico cultural do Rio Grande do Sul, em outubro de 2013


A comunidade de São Nicolau tem motivos para comemorar mais uma conquista histórica que repercutirá no Brasil e no exterior. Em reunião realizada na terça-feira, 14 de janeiro, no gabinete do prefeito Benone Dias foram definidos os detalhes do projeto técnico que permitirá o início das obras de restauro do sobrado da Família Silva e a construção de um anexo que abrigará um complexo cultural. Participaram dos trabalhos com o prefeito as secretárias do Planejamento, Graciela Ojopi; de Turismo, Ana Paula Alvarenga; a arquiteta Liliane Pitrovski; a responsável pelo Setor de Licitações & Contratos, Elena Miranda, além de representantes da empresa Parnaso, arquiteta Berenice Costa e Glecio Rodrigues. Conforme acertado na reunião, a equipe entregará o projeto até o fim do próximo mês de abril.


O Sobrado da Família Silva

Erguido no ano de 1903 pela família Silva o sobrado, construído todo com pedras da antiga redução de São Nicolau, fundada em 03 de maio de 1626 pelo padre Roque Gonzáles, tem como característica principal uma bela arquitetura idealizada por engenheiros imigrantes da Polônia. O local teve um importante papel na história do Rio Grande do Sul, por ter sido sede de reuniões que culminaram com a Coluna Prestes. Em 2003, por iniciativa da Prefeitura Municipal de São Nicolau, assessorado pela 12º Superintendência Regional do IPHAN, o projeto de restauração do sobrado dos Silva foi selecionado e apoiado pelo "World Monuments Fund" dentro do programa "Vigia dos Monumentos do Mundo", como monumento de elevado valor histórico arquitetônico e tecnológico do Rio Grande do Sul e do mundo. Também em 2003, passou a integrar a lista dos 100 Monumentos em Risco, em âmbito mundial, junto com outros dois bens missioneiros: as ruínas das igrejas Trinidad, no Paraguai e de Santo Inácio Mini, na Argentina. Por isso, logo depois de integrar a lista dos monumentos em risco o sobrado passou por uma obra de consolidação e limpeza.
No ano seguinte, em 2004, foi tombado como patrimônio municipal, e em outubro de 2013, tombado como patrimônio histórico cultural do Rio Grande do Sul. A secretária municipal de Turismo, Ana Paula Alvarenga lamentou que a obra de arte a céu aberto está agonizando, e ruindo, vítima de entraves burocráticos, que impediram até aqui seu restauro, pois “desde 2009, a iniciativa é uma das prioridades de São Nicolau, no Plano de Ação do PAC Cidades Históricas, que o município integra”, destacou a secretária.

Projeto executivo da obra
O prefeito municipal, Benone Dias relatou que todos os obstáculos encontrados até agora na busca por recursos para o restauro do monumento, sempre foram por conta do município não possuir o projeto executivo (detalhamento e plantas) da obra. Em 2009, foram orçados 300 mil reais para a contratação do projeto, mas a proposta não avançou. Atualmente, toda a obra de recuperação está estimada em 2 milhões de reais. “Por todas estas razões, a reunião realizada no último dia 14 de janeiro, foi fundamental, pois dela resultou a parceria entre a empresa Parnaso e a prefeitura, que, juntos, vão desenvolver o projeto executivo dos serviços de restauro e o projeto para a construção de um moderno complexo ao redor do Sobrado, transformando todo aquele espaço em um grande complexo cultural”, explicou o prefeito Benone Dias, garantindo que o município retomará a busca por recursos nas esferas estadual e federal, para realizar a tão sonhada obra e permitir que a comunidade usufrua este espaço de muita relevância para a história de São Nicolau e do Rio Grande do Sul.

Informações/fotos: Secretaria de Turismo de São Nicolau

Edição: Karin Schmidt


 

IR AO TOPO ▲ ◄ VOLTAR UMA PÁGINA
VER MAIS